Linha Circle Triangle-Up Triangle Triangle-Yellow
Mini-MBA Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos E-Learning
duração 60 horas
início após inscrição
investimento Geral
395 euros EUROS

Desempregados, Estudantes, antigos formandos
375 euros para estudantes, antigos formandos e desempregados EUROS
Consultar dias e horários dos cursos
Conteúdo programático do curso
Calendário de formações com horários

Apresentação do curso

Um Curso Fortemente Prático, 100% online, pode ser feito a partir de qualquer parte do Mundo, a partir de Portugal, ou de fora de Portugal.

 

A CERTFORM – Escola de Formação Prática, concebe, promove e desenvolve Cursos de Formação Profissional, orientados para as necessidades do mercado de trabalho, cujos programas e percursos, fortemente práticos, têm como principal objetivo contribuir para o sucesso profissional e pessoal dos formandos que neles participam.

A CERTFORM está ao serviço da Formação Profissional desde fevereiro de 1999 e é uma Entidade certificada pela DGERT em 13 áreas de Formação.

O Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos é um curso de formação orientado para as atividades relacionadas com a execução do processamento salarial, Segurança Social, Fiscalidade (IRS), cumprimento das obrigações legais declarativas, bem como o tratamento de diversas questões Laborais, que se colocam no dia a dia das Empresas.

São apresentadas noções de cálculo e processamento salarial, numa vertente administrativa e processual na base do enquadramento legal em vigor, são desenvolvidos os procedimentos e rotinas de processamento salarial em ambiente informático. É desenvolvido o regime de Segurança Social dos “Trabalhadores Dependentes” e dos “Trabalhadores Independentes”, é trabalhado o IRS tanto na perspetiva da Empresa, como na perspetiva do Sujeito Passivo e são desenvolvidas várias questões laborais, destacando-se o cálculo dos Créditos Laborais e das Compensações por Cessação do Contrato de Trabalho, entre diversas matérias sobre as “Condições de Trabalho”

O Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (e-learning) é full on-line, permitindo grande flexibilidade, pode ser feito a partir de qualquer parte do Mundo e uma vez inscrito o formando pode iniciar imediatamente o seu percurso formativo.

A plataforma de e-learning está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, o formando escolhe o horário em que pretende realizar a formação.

Ao longo do percurso formativo o formando pode, através da plataforma, colocar as suas questões, as suas dúvidas ao formador, às quais responderá rapidamente.

Os formandos que se encontrem a frequentar o Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (e-learning) têm acesso gratuito à participação no Curso Prático de Direito do Trabalho (e-learning), onde os temas relacionados com a Legislação Laboral são desenvolvidos e consolidados. O Curso Prático de Direito do Trabalho é constituído por 20 horas.

Neste link pode assistir a uma apresentação em vídeo deste Curso

 

Objetivos

Tendo como suporte a Legislação Laboral e Fiscal mais atualizada, o Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos proporciona uma formação teórica e prática, permanentemente atualizada, com vista ao desenvolvimento das competências funcionais daqueles que trabalham ou pretendem vir a trabalhar em departamentos de recursos humanos.

Este curso proporciona ao profissional de recursos humanos um domínio dos procedimentos administrativos e legais garantido o conhecimento da Lei de forma a promover o seu cumprimento na Organização em que está inserido.

Esta formação permite contribuir para que os formandos adquiram conhecimentos e competências de modo a conquistarem um perfil profissional, capaz de assumir a responsabilidade de criar relações de confiança e transparência entre organizações e trabalhadores.

Neste link pode assistir a uma apresentação em vídeo deste Curso

Conteúdo programático

Módulo 1 – Rendimentos do Trabalho Dependente, IRS na perspetiva de Empresa, Regime da Segurança Social dos “Trabalhadores Dependentes”

1. Retribuição versus Remuneração;

2. Diferenças entre Salário Base e Vencimento Base;

3. Retribuição horária;

4. Retribuição total;

5. O Regime da Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem: Base de incidência contributiva; Bases de incidência convencionais; Delimitação da base de incidência contributiva; Conceito de regularidade; Valores excluídos da base de incidência; Taxas contributivas; Desagregação da taxa contributiva global; Valor da taxa contributiva global; Apoios da Segurança Social à Criação de Emprego.

6. IRS: Retenções na fonte, taxas especiais e taxas liberatórias;

7. Encargos para Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho (FGCT);

8. Enquadramento fiscal e laboral de Rendimentos do Trabalho Dependente: Vencimento base; Isenção de Horário de Trabalho (IHT); Prémio de produtividade; Prémio de avaliação de desempenho anual; Abono para falhas; Diuturnidades; Comissões; Subsídio de Alimentação; Trabalho Suplementar em dias úteis; Trabalho Suplementar em dias de descanso complementar ou obrigatório; Trabalho Noturno; Subsídio de Turno; Ajudas de Custo; Abono de Compensação pela utilização da viatura própria do trabalhador (Pagamento ao Km); Uso pessoal de viatura automóvel; Gratificações; Participação de resultados; Distribuição de Lucros; Subsídio de Natal; Retribuição em Férias e Subsídio de Férias;

9. Retribuição e Subsídio de Férias, proporcionais da retribuição e subsídio de férias; proporcional do Subsídio de Natal aquando da Cessação do Contrato de Trabalho;

10. Casos Práticos de Cálculo Salarial;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula

Módulo 2 – Regime de Segurança Social dos “Trabalhadores Independentes”

1.Trabalhadores Independentes abrangidos;

2. Comunicação de início de atividade, inscrição e enquadramento;

3. Declaração Trimestral e Declaração Anual da Atividade;

4. Base de Incidência Contributiva e cálculo do valor mensal a pagar;

5. Isenções e situações excluídas;

6. Entidades Contratantes e trabalhador economicamente dependente;

7. Taxas Contributivas aplicadas aos Trabalhadores Independentes e às Entidades Contratantes;

8. O Regime de Acumulação;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula

MÓDULO 3 – Práticas de Processamento de Salários em “Ambiente Informático”

Na aplicação informática de Gestão do Pessoal (Sage for Accountants – Gestão do Pessoal), serão desenvolvidos os procedimentos da rotina de processamento salarial, bem como os procedimentos de criação de ficheiros e declarações para o cumprimento das obrigações declarativas legais mensais e anuais perante a Autoridade Tributária, Segurança Social, Fundo de Compensação, Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT), Seguradoras, etc.

1.Funcionários (abertura, atualização e manutenção de fichas);

2. Códigos de remuneração (criação, atualização, limites fiscais, integração com as declarações fiscais);

3. Rotina mensal de processamento: alterações mensais; preparação de recibos; emissão de recibos; correção de erros;

4. Listagens: extrato de remunerações; folha de férias;

5. Férias: Registo de Férias; Mapa de Férias;

6. Análise e Reporte no Sistema Informático: Neste bloco são preparadas e analisadas as obrigações declarativas (mensais e anuais) e de pagamento a que as Entidades estão sujeitas perante a Autoridade Tributária (AT); Segurança Social; Autoridade para as Condições no Trabalho (ACT), Seguradoras, etc. O formando ficará também a conhecer o calendário mensal e anual das obrigações fiscais e parafiscais que decorrem da gestão administrativa do pessoal;

Análise e Reporte: Os documentos que foram analisados no módulo 1, são agora preparados na aplicação informática de gestão do pessoal para entrega junto das Entidades Oficiais: Declaração Mensal de Remunerações AT (DMR-AT); Modelo 30 – Declaração Mensal de Rendimentos pagos a não residentes; Declaração Mensal de Remunerações – Segurança Social; Declaração Mensal de Retenções na Fonte; Declaração de Remunerações para Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho (FGCT); Declaração de Remunerações Seguradoras; Declaração de Rendimentos Individual; Declaração Modelo 10 – RENDIMENTOS E RETENÇÕES NÃO LIBERATÓRIAS DE SUJEITOS PASSIVOS RESIDENTES; Elaboração anual do Relatório Único; Modelo 39 – Rendimentos e Retenções a Taxas Liberatórias;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula

MÓDULO 4 – Modalidades de cessação do contrato de trabalho, casos práticos de cálculo de compensação, créditos laborais e aspetos fiscais

As  Modalidades da Cessação do Contrato de Trabalho previstas no Código do Trabalho;

O Cálculo da Compensação por Cessação do Contrato de Trabalho e dos Créditos Laborais;

Regime Transitório aproado pela Lei 69/2013 de 30 de agosto;

1)Em caso de cessação de contrato de trabalho celebrado antes de 1 de novembro de 2011 – (artigo 5.º, n.ºs 1,2,4 e 6, da Lei n.º 69/2013, de 30 de agosto;

2) Contratos de trabalho celebrados entre 1 de novembro de 2011 e 30 de setembro de 2013, inclusive;

3) Contratos de trabalho celebrados a partir de 1 de outubro de 2013, inclusive:

3.1. Contratos de trabalho sem termo;

3.2. Contratos de trabalho a termo certo;

3.3 Contratos de trabalho a termo incerto;

4 – Despedimento Coletivo;

Direitos de trabalhador em caso de despedimento coletivo;

5- Despedimento por extinção do posto de trabalho;

Direitos de trabalhador em caso de despedimento por extinção de posto de trabalho;

6- Despedimento por inadaptação;

Direitos de trabalhador em caso de despedimento por inadaptação ;

7- Regime fiscal e previdencial das compensações por cessação do contrato de trabalho;

Tributação da compensação por cessação do contrato de trabalho (artigo 2.º, n.º 4, a) e b) e artigo 2.º n.ºs 5 a 7 do Código do IRS;

Regime previdencial (contribuições para a Segurança Social);

8- Aspetos comuns às diferentes modalidades de cessação do contrato de trabalho;

9- Efeito da cessação do contrato de trabalho no direito a formação;

10 – Casos Práticos de cálculo de créditos laborais e compensação pela cessação do contrato de trabalho

 

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula

 

Módulo 5 – IRS na perspetiva individual

1. Esquema simplificado do IRS;

2. As Categorias de Rendimentos;

3. A Residência Fiscal: Residente e Não Residente;

4. A composição do agregado familiar;

5. Englobamento de rendimentos e as possíveis opções pelo não englobamento;

6. As deduções à coleta;

7. Taxas Gerais, Taxas Liberatórias, Taxas Especiais e Taxas de Tributação Autónoma;

8. O mínimo de existência;

9. Interpretar a Liquidação do IRS;

10. Casos Práticos de Cálculo do Imposto a pagar ou a receber;

11. O Regime Fiscal do “Residente Não Habitual”;

12. O Regime da “Transparência Fiscal”;

13. O Regime do “IRS Jovem”;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula

 

Módulo 6 – Questões Laborais – Condições de Trabalho

1.Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho;

2. Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais;

3. Horários de Trabalho;

4. O Direito às Férias;

5. Mapa de Férias;

6. Regime do “Trabalhador-Estudante”;

7. Formação Profissional;

8. Regulamentos Internos e Registos;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo-aula.

 

O Curso é ministrado com suporte na legislação fiscal e laboral mais atualizada à data.

 

 

Destinatários

O Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (e-learning) é dirigido a um público bastante vasto, no qual se incluem diretores, responsáveis e técnicos de recursos humanos, Psicólogos das Organizações, técnicos de gestão do pessoal, técnicos administrativos, estudantes de Gestão de Recursos Humanos, Contabilistas, Técnicos de Contabilidade bem como todos os interessados em aprofundar os conhecimentos em processamento salarial, práticas administrativas dos recursos humanos e resolução de diversas questões laborais.

Formadores

DR. MIGUEL FRAGOSO

Membro Efetivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais / Auditoria (Economista com Cédula Profissional n.º 15129). Contabilista Certificado, Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (Contabilista Certificado com Cédula Profissional n.º 29283). Diretor-Geral e Gestor de Formação da CERTFORM desde Abril de 2000. Experiência de mais de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Educação: MBA em Direção e Administração de Empresas, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização em Auditoria Financeira, Bacharel em Contabilidade e Administração, Pós-Graduação em Fiscalidade e Assessoria,  Financial Accounting Certificate Program pela Harvard Business School Online. Possui vários Cursos de Formação Contínua para atualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Finanças Empresariais, Finanças Internacionais, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, Direito do Trabalho, etc.

Certificação

Quando concluir o percurso formativo, será emitido o Certificado de Formação Profissional no Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (e-learning), através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.

O certificado será atribuído aos formandos que completem o percurso formativo na plataforma de e-learning.

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 40 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Sendo a CERTFORM uma Entidade reconhecida como tendo competência nos domínios da formação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o preço do Curso goza de isenção de IVA pelo artigo 9.º, n.º 10, do Código do IVA.

De acordo com o artigo 78.º-D, do Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30 % do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar. Os cursos da CERTFORM permitem, assim, dedução à coleta em sede de IRS.

Ao completar o Curso Prático de Direito do Trabalho (e-learning) terá acesso ao Certificado de Formação Profissional em Direito do Trabalho (20 horas), através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho

 

Dupla Certificação para os formandos que pretendem realizar os dois cursos:

Mini-MBA em Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (e-learning) – 60 horas

Curso Prático de Direito do Trabalho (e-learning) – 20 horas (acesso gratuito)

 

Neste link pode assistir a uma apresentação em vídeo deste Curso

 

 

Funcionamento e Regras dos cursos E-Learning

1- O candidato deverá preencher a ficha de inscrição através do site da CERTFORM;

2- Após contacto da secretaria deverá ser efetuado o pagamento do valor;

3- Serão atribuídas as credencias para entrada na plataforma de E-LEARNING da CERTFORM;

4- O formando dispõe de 120 dias para realizar a formação. Caso seja necessário este prazo pode ser dilatado, mediante pedido do formando;

5- O formando tem acesso ao primeiro módulo do curso (materiais para estudo);

6- Todas as matérias são acompanhadas por vídeo-aulas, apresentações, manuais, casos práticos resolvidos;

7- Após o teste de avaliação contínua do primeiro módulo, será disponibilizado o segundo módulo e assim sucessivamente;

8- O formando pode fazer o estudo dos materiais através da plataforma ou fazer o download para o seu próprio dispositivo;

9- A avaliação é feita através de testes de avaliação contínua intercalar. Os testes do Curso são testes de escolha múltipla. Os testes são compostos por 5 a 10 questões. Os testes são realizados na própria plataforma E-LEARNING.

10- Após conclusão dos módulos, será disponibilizado um inquérito de avaliação da formação em que o formando avalia a formação em diversos parâmetros.

11- Uma vez concluído todo o percurso formativo será emitido o certificado de formação profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O certificado será enviado em suporte papel pelos CTT para a morada do formando.

Pretendo inscrever-me

Mini-MBA Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos

E-Learning

Este é um formulário de pré-inscrição no Mini-MBA Gestão Administrativa e Laboral dos Recursos Humanos (E-Learning)

A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.

Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.










SimNão


SimNão




SimNão


AutorizoNão autorizo


AutorizoNão autorizo


Bola
Menu