Linha Circle Triangle-Up Triangle Triangle-Yellow
Curso Prático de Gestão e Controlo de Tesouraria Live Streaming
duração 24 horas
início 12 de janeiro - quartas das 19h30 às 22h30
investimento Geral
295 euros EUROS

Desempregados, Estudantes, antigos formandos
275 euros para estudantes, desempregados e antigos formandos EUROS
Consultar dias e horários dos cursos
Conteúdo programático do curso
Calendário de formações com horários

Possibilita a atribuição de 24 Créditos de formação (OCC)

Apresentação do curso

A CERTFORM – Escola de Formação Prática, concebe, promove e desenvolve Cursos de Formação Profissional, orientados para as necessidades do mercado de trabalho, cujos programas e percursos, fortemente práticos, têm como principal objetivo contribuir para o sucesso profissional e pessoal dos formandos que neles participam.

A CERTFORM está ao serviço da Formação Profissional desde fevereiro de 1999 e é uma Entidade certificada pela DGERT em 13 áreas de Formação.

Com o percurso formativo em GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA, pretende-se proporcionar uma formação com um acentuado teor prático capaz de proporcionar as seguintes vantagens aos formandos:

  • Dotar os Formandos de conhecimentos teóricos para a elaboração de um Orçamento de Tesouraria;
  • Dotar os formandos de instrumentos práticos, nomeadamente folhas de cálculo, para efetuar previsões e controlar a tesouraria;

 

Sendo 100% on-line esta formação permite grande flexibilidade de aprendizagem pois o formando não terá de se deslocar às instalações da CERTFORM – Escola de Formação Prática.

Na formação live streaming tudo funciona em tempo real, a interação entre o formador e os formandos acontece em direto ou ao vivo.

live streaming permite que a comunicação aconteça em tempo real. Enquanto o formador está em direto, os formados podem interagir com o formador e entre si, colocando perguntas e fazendo observações.

A plataforma a ser usada para as sessões de live streaming será indicada pela CERTFORM, bem como todas as indicações necessárias para se ter acesso à mesma.

 

Objetivos

  • Dotar os Formandos de conhecimentos teóricos para a elaboração de um Orçamento de Tesouraria;

 

  • Dotar os formandos de instrumentos práticos, nomeadamente folhas de cálculo, para efetuar previsões e controlar a tesouraria;

 

A frequência do CURSO PRÁTICO DE GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA fornece aos formandos os instrumentos, as técnicas, as ferramentas práticas que os ajudarão a enfrentar com maior sucesso os desafios do mercado de trabalho.

Com esta formação pretendemos ajudar a enfrentar os desafios do mercado de trabalho com a preparação adequada.

Ao aliar a teoria e a prática, neste curso irá aprender vários aspetos práticos que não são normalmente ministrados nos cursos do ensino tradicional.

Trata-se de um curso fundamental para quem pretende conhecer uma vertente mais prática das matérias lecionadas.

Conteúdo programático

Módulo I: Posicionar a função de Tesouraria na Empresa

Objetivos: Conhecer as atividades e tarefas da função de Tesouraria na empresa e quais os principais instrumentos de trabalho utilizados na função de tesouraria

  1. A função da Tesouraria;
  2. A ligação da tesouraria às restantes funções na empresa;

 

Módulo II: As necessidades de financiamento

Objetivos: Conhecer as principais medidas para controlar o crescimento das NFM e conhecer os três cenários de tesouraria: deficitária, equilibrada e excedentária e quais as causas de origem destes cenários

  1. As necessidades de Fundo de Maneio;
  2. A Tesouraria Líquida;

Módulo III: As operações de Tesouraria

Objetivos: Saber calcular o quadro de amortização de dívida por prestações constantes e amortização de capital constante e conhecer os diferentes tipos de taxas aplicados às Contas Correntes Caucionadas;

  1. As variáveis base: contagem de prazos, taxas de juro e comissões;
  2. As contas correntes caucionadas: taxa fixa e taxa variável;
  3. Quadros de amortização de dívida: prestações constantes e de amortização constante;

4. As operações de Leasing;

 

 

Módulo IV: Praticar as previsões de Tesouraria

Objetivos: Conhecer as principais fontes de informação para elaboração das previsões da Tesouraria e saber aplicar as técnicas de previsão da tesouraria.

  1. Recolher as informações necessárias para as previsões;
  2. Construir um orçamento tesouraria anual: elementos e cuidados a considerar ;

 

Módulo V: O controlo de Tesouraria

Objetivos: Conhecer e saber interpretar quais os principais instrumentos utilizados na gestão da tesouraria.

  1. A utilização dos mapas contabilísticos;
  2. Os mapas de idade de saldos;
  3. O orçamento anual e a análise dos desvios;

Destinatários

O Curso Prático de Gestão e Controlo de Tesouraria, destina-se a empreendedores e profissionais da área de gestão, que desenvolvam ou venham a desenvolver a sua atividade na área de controlo e gestão de tesouraria. Este percurso formativo destina-se a todos aqueles que necessitem de formação prática em controlo e gestão de tesouraria de modo a enfrentarem os desafios profissionais com a preparação adequada. Finalistas, Licenciados e estudantes das áreas de Gestão, Contabilidade, Economia e áreas afins com necessidade de formação prática e focalizada nas necessidades do mercado de trabalho. Contabilistas Certificados, Gestores, Economistas, Profissionais de Contabilidade com necessidade de formação em Controlo e Gestão de Tesouraria.

Formadores

DR. MIGUEL OLIVEIRA

MBA – Mestrado em Gestão de Empresas pela EGP – Escola de Gestão do Porto. Especialização na área de Controlo de Gestão pela UCP – Universidade Católica Portuguesa. Licenciado em Economia pela Universidade Portucalense. Experiência muito relevante em Consultoria Financeira na execução de análises financeiras, projetos de investimento, elaboração de Business Plan e Avaliação de Empresas. Atualmente exerce funções de Gestor Financeiro de Projetos e responsável no departamento financeiro de uma empresa pela implementação do Sistema de Controlo de Gestão e respetivo acompanhamento. Formador Certificado pelo IEFP.

Certificação

Quando concluir o percurso formativo, será emitido o Certificado de Formação Profissional no Curso Prático de Gestão e Controlo de Tesouraria através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.

No caso de a formação ser concedida pela Entidade Patronal, este Certificado é válido para efeito de acumulação de 24 horas, para acumulação das 40 horas de formação contínua obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho (artigos 130.º a 134.º)

O CURSO PRÁTICO DE GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA é uma formação certificada na área das Ciências Empresariais (Contabilidade), área de formação na qual a CERTFORM é certificada pela DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (República Portuguesa – Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social).

O CURSO PRÁTICO DE GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA cumpre com os requisitos do regulamento de formação contínua da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Após concluir o Curso, deverá o Contabilista Certificado enviar à OCC (através da sua pasta de Contabilista Certificado), o certificado de formação emitido pela CERTFORM através da plataforma SIGO. Deste modo o CURSO PRÁTICO DE GESTÃO E CONTROLO DE TESOURARIA permite a atribuição de 24 Créditos de formação.

Sendo a CERTFORM uma Entidade reconhecida como tendo competência nos domínios da formação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o preço do Curso goza de isenção de IVA pelo artigo 9.º, n.º 10, do Código do IVA.

De acordo com o artigo 78.º-D, do Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30 % do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar. Os cursos da CERTFORM permitem, assim, dedução à coleta em sede de IRS.

Funcionamento e Regras dos cursos Live Streaming

Na formação live streaming tudo funciona em tempo real, a interação entre o formador e os formandos acontece em direto ou ao vivo. Para se fazer um live streaming é necessária uma ligação à internet, um computador, uma câmara web e um microfone, que permite enviar e receber som e imagem.

live streaming permite que a comunicação aconteça em tempo real. Enquanto o formador está em direto, os formados podem interagir com o formador e entre si, colocando perguntas e fazendo observações.

A plataforma a ser usada para as sessões de live streaming será indicada pela CERTFORM, bem como todas as indicações necessárias para se ter acesso à mesma.

No dia anterior ao início da formação os formandos recebem os dados de acesso à plataforma do live streaming para poderem conhecer a plataforma e realizar testes.

No dia da formação o formando terá de aceder à plataforma e deverá entrar em direto na hora marcada para o início da sessão de formação.

Para os cursos em live streaming existe uma data de início do Curso e um horário estabelecido para que o percurso formativo seja realizado em conjunto com o grupo de formação.

Quando o formando concluir o seu percurso formativo terá direito ao certificado de formação profissional emitido através da plataforma SIGO.

Pretendo inscrever-me

Curso Prático de Gestão e Controlo de Tesouraria

Live Streaming

Este é um formulário de pré-inscrição no Curso Prático de Gestão e Controlo de Tesouraria (Live Streaming)

A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.

Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.










SimNão


SimNão




SimNão


AutorizoNão autorizo


AutorizoNão autorizo


Bola
Menu