Linha Circle Triangle-Up Triangle Triangle-Yellow
Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning) E-Learning
duração 25 horas
início Após inscrição e pagamento
investimento Geral
150 euros EUROS

Desempregados, Estudantes, antigos formandos
140 euros para estudantes, desempregados e antigos formandos EUROS
Consultar dias e horários dos cursos
Conteúdo programático do curso
Calendário de formações com horários

Apresentação do curso

Na CERTFORM concebemos Cursos Fortemente Práticos, cujo objetivo principal é preparar os formandos, dotando-os dos conhecimentos e ferramentas, para que possam enfrentar os desafios profissionais com a preparação adequada.

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimento em Portugal. O Curso de Especialização em IRS e Segurança Social vai permitir-lhe obter um conhecimento mais aprofundado, mais prático no domínio do saber fazer, sobre a tributação dos rendimentos das pessoas singulares, bem como sobre os regimes contributivos da segurança social que se aplicam aos trabalhadores dependentes e aos trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

O Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning) é full on-line, permitindo grande flexibilidade, pode ser feito a partir de qualquer parte do Mundo e uma vez inscrito o formando pode iniciar imediatamente o seu percurso formativo.

E-learning (sessões assíncronas) – pode iniciar o seu percurso formativo logo após a sua inscrição (hoje mesmo). Plataforma de ensino à distância 24 horas por dia e 7 dias por semana disponível, permitindo grande flexibilidade no acesso à formação: de acordo com a sua disponibilidade, de acordo com o horário que escolher.

O Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning) foi concebido para ser a ponte entre uma formação académica, naturalmente mais teórica, e uma formação profissional certificada, extraordinariamente prática, capaz de fazer a ligação ao mundo do trabalho.

Começar um estágio, começar uma nova etapa profissional com os conhecimentos adquiridos na formação, aliados à sólida base teórica da formação académica é meio caminho andado para um início de carreira bem-sucedido.

Para aqueles que já estão no mercado de trabalho o Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning) funcionará como uma formação de atualização, principalmente para todos os que precisam de obter conhecimentos atualizados para fortalecer o Curriculum, melhorarem o seu desempenho profissional, concorrerem a novas oportunidades profissionais como uma excecional preparação teórica e prática.

Ao longo do percurso formativo o formando pode, através da plataforma, colocar as suas questões, as suas dúvidas ao formador, às quais responderá rapidamente.

O Curso é ministrado com suporte na legislação fiscal e de Segurança Social mais atualizada à data.

Para assistir ao vídeo de apresentação desta formação no canal do YouTube da CERTFORM.

 

Objetivos

O Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) aplica-se ao rendimento dos cidadãos residentes em território português e dos não residentes que obtêm rendimentos em Portugal. O Curso de Especialização em IRS e Segurança Social vai permitir-lhe obter um conhecimento mais aprofundado, mais prático no domínio do saber fazer, sobre a tributação dos rendimentos das pessoas singulares, bem como sobre os regimes contributivos da segurança social que se aplicam aos trabalhadores dependentes e aos trabalhadores independentes e empresários em nome individual.

 

Conteúdo programático

Módulo 1 – Rendimentos do Trabalho Dependente, IRS na perspetiva de Empresa, Regime da Segurança Social dos “Trabalhadores Dependentes”

1.Retribuição versus Remuneração;

2. Diferenças entre Salário Base e Vencimento Base;

3. Retribuição horária;

4. Retribuição total;

5. O Regime da Segurança Social dos trabalhadores por conta de outrem: Base de incidência contributiva; Bases de incidência convencionais; Delimitação da base de incidência contributiva; Conceito de regularidade; Valores excluídos da base de incidência; Taxas contributivas; Desagregação da taxa contributiva global; Valor da taxa contributiva global; Apoios da Segurança Social à Criação de Emprego.

6. IRS: Retenções na fonte, taxas especiais e taxas liberatórias;

7. Enquadramento fiscal de Rendimentos do Trabalho Dependente: Vencimento base; Isenção de Horário de Trabalho (IHT); Prémio de produtividade; Prémio de avaliação de desempenho anual; Abono para falhas; Diuturnidades; Comissões; Subsídio de Alimentação; Trabalho Suplementar em dias úteis; Trabalho Suplementar em dias de descanso complementar ou obrigatório; Trabalho Noturno; Subsídio de Turno; Ajudas de Custo; Abono de Compensação pela utilização da viatura própria do trabalhador (Pagamento ao Km); Uso pessoal de viatura automóvel; Gratificações; Participação de resultados; Distribuição de Lucros; Subsídio de Natal; Retribuição em Férias e Subsídio de Férias;

8. Retribuição e Subsídio de Férias, proporcionais da retribuição e subsídio de férias; proporcional do Subsídio de Natal aquando da Cessação do Contrato de Trabalho;

9. Resolução de Casos Práticos;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo aula

Módulo 2 – Regime de Segurança Social dos “Trabalhadores Independentes”

1.Trabalhadores Independentes abrangidos;

2. Comunicação de início de atividade, inscrição e enquadramento;

3. Declaração Trimestral e Declaração Anual da Atividade;

4. Base de Incidência Contributiva e cálculo do valor mensal a pagar;

5. Isenções e situações excluídas;

6. Entidades Contratantes e trabalhador economicamente dependente;

7. Taxas Contributivas aplicadas aos Trabalhadores Independentes e às Entidades Contratantes;

8. O Regime de Acumulação;

9. Desenvolvimento de questões práticas sobre o regime de segurança social dos trabalhadores independentes e empresários em nome individual;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo aula

Módulo 3 – IRS na perspetiva individual

1.Conceitos estruturantes e esquema simplificado do IRS;

2. As Categorias de Rendimentos;

3. A Residência Fiscal: Residente e Não Residente;

4. A composição do agregado familiar;

5. Englobamento de rendimentos e as possíveis opções pelo não englobamento;

6. As deduções à coleta;

7. Taxas Gerais, Taxas Liberatórias, Taxas Especiais e Taxas de Tributação Autónoma;

8. Interpretar a Liquidação do IRS;

9. Casos Práticos de Cálculo do Imposto a pagar ou a receber;

10. O Regime da “Transparência Fiscal”;

11. O Regime do “IRS Jovem”;

12. Desenvolvimento de questões práticas sobre o IRS;

13. Resolução de casos práticos de cálculo do imposto;

Apresentação, desenvolvimento dos temas e resolução dos casos práticos através de vídeo aula

Destinatários

O Curso de Especialização em IRS e Segurança Social é dirigido a um público vasto, no qual de incluem Contabilistas, Técnicos de Contabilidade, estudantes do ensino superior, bem como todos os interessados em aprofundar os conhecimentos no domínio do Imposto sobre rendimento das pessoas singulares e sobre o regime de segurança social aplicável aos trabalhadores dependentes e aos trabalhadores independentes.

Formadores

DR. MIGUEL FRAGOSO

Membro Efetivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais / Auditoria (Economista com Cédula Profissional n.º 15129). Contabilista Certificado, Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (Contabilista Certificado com Cédula Profissional n.º 29283).

CEO, Diretor-Geral, Gestor e Coordenador de Formação da CERTFORM desde abril de 2000.

Experiência de mais de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios.

Master em Finanças, Direção Económica e Financeira pela Universidade Católica de Ávila / IMF (de acordo com o processo de Bolonha), MBA em Direção e Administração de Empresas (IMF), Pós-Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização Ramo de Auditoria Financeira, pré-Bolonha (ISAG – European Business School), Bacharel em Contabilidade e Administração, pré-Bolonha (ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto).

HIGHER EDUCATION TEACHING CERTIFICATE pela Harvard University, Certificate of Specialization in FINANCE and ACCOUNTING pela Harvard Business School (HBS). FINANCIAL ACCOUNTING Certificate Program pela Harvard Business School (HBS), Leading With FINANCE Certificate Program pela Harvard Business School (HBS), ENTREPRENEURSHIP ESSENTIALS Certificate Program pela Harvard Business School (HBS). Alternative Investments Certificate Program pela Harvard Business School (HBS). Managerial Finance Certificate Program na London School of Economics and Political Science (LSE).

Possui vários Cursos de Formação Contínua para atualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Finanças Empresariais, Finanças Internacionais, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, Direito do Trabalho, etc.

e-mail contacto: geral@certform.pt

https://www.linkedin.com/in/miguel-fragoso-b4b1ab202/

Certificação

Quando concluir o percurso formativo, será emitido o Certificado de Formação Profissional no Curso de Especialização em IRS e Segurança Social, através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.

O certificado será atribuído aos formandos que completem o percurso formativo na plataforma de e-learning.

Este Certificado é válido para efeito de acumulação de 25 horas de formação contínua, na constituição das 40 horas anuais de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Sendo a CERTFORM uma Entidade reconhecida como tendo competência nos domínios da formação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o preço do Curso goza de isenção de IVA pelo artigo 9.º, n.º 10, do Código do IVA.

De acordo com o artigo 78.º-D, do Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30 % do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar. Os cursos da CERTFORM permitem, assim, dedução à coleta em sede de IRS.

Funcionamento e Regras dos cursos E-Learning

Regras de Funcionamento do Curso de Especialização em IRS e Segurança Social na forma e-learning

1- O candidato deverá preencher a ficha de inscrição através do site da CERTFORM;

2- Após contacto da secretaria deverá ser efetuado o pagamento do valor;

3- Serão atribuídas as credencias para entrada na plataforma de E-LEARNING da CERTFORM. O acesso à plataforma está disponível 24h por dia, 7 dias por semana;

4- O formando dispõe de 180 dias de acesso à plataforma para realizar a formação. Caso seja necessário este prazo pode ser dilatado, mediante pedido do formando;

5- De acordo com a sua disponibilidade, o formando pode concluir o Curso antes do prazo previsto;

6- Ao entrar na plataforma o formando consegue visualizar todo o percurso formativo que irá realizar;

7- O percurso formativo é realizado pela ordem definida na plataforma;

8- Todas as matérias são acompanhadas por vídeo aulas, apresentações, manuais, casos práticos resolvidos;

9- Após a visualização do primeiro vídeo, o mesmo deverá ser marcado como concluído. À medida que avança o estudo, os materiais deverão ser marcados como concluídos para que a progressão no Curso seja reconhecida e para que o formando possa aceder ao material seguinte. Apesar de um vídeo estar marcado como concluído pode sempre voltar atrás para o voltar a visualizar;

10- O formando pode fazer o estudo dos materiais através da plataforma ou fazer o download para o seu próprio dispositivo. Manuais, apresentações e casos práticos estão disponíveis em pdf para download;

11- As questões e dúvidas sobre as matérias deverão ser colocadas através da plataforma (contacto com o docente);

12- A avaliação é feita através de testes de avaliação contínua intercalar. Os testes do Curso são testes de escolha múltipla. Os testes são compostos por 5 a 10 questões. Os testes são realizados na própria plataforma E-LEARNING.

13- Após conclusão dos módulos, será disponibilizado um inquérito de avaliação da formação em que o formando avalia a formação em diversos parâmetros.

14- Quando todo o percurso formativo estiver concluído, a plataforma emite um documento de conclusão do Curso. Este documento não serve de certificado do curso;

15- Uma vez concluído todo o percurso formativo será emitido o certificado de formação profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O certificado será enviado em suporte papel pelos CTT para a morada do formando.

Pretendo inscrever-me

Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning)

E-Learning

Este é um formulário de pré-inscrição no Curso de Especialização em IRS e Segurança Social (e-learning) (E-Learning)

A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.

Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.










    SimNão


    SimNão




    SimNão


    AutorizoNão autorizo


    AutorizoNão autorizo


    Bola
    Menu