Linha Circle Triangle-Up Triangle Triangle-Yellow
Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial c/ Informática Aplicada E-Learning
duração 130 horas
início Após inscrição e pagamento
investimento Geral
6 x 110 euros EUROS

Desempregados, Estudantes, antigos formandos
6 x 100 euros - estudantes, desempregados e antigos formandos EUROS
Consultar dias e horários dos cursos
Conteúdo programático do curso
Calendário de formações com horários

Apresentação do curso

O Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial com Informática Aplicada é um percurso formativo com um vertente teórica e prática nas áreas de contabilidade, informática, fiscalidade e finanças da empresa.

Pretendemos dotar os participantes das competências teóricas, técnicas e práticas, de modo a ficarem aptos à função profissional de assistente de contabilidade e administração nos departamentos de contabilidade das empresas ou em gabinetes de contabilidade.

A frequência deste curso fornece aos formandos os instrumentos práticos que os ajudem a enfrentar o mercado de trabalho com sucesso e com a preparação adequada.

VÁLIDO PARA EFEITO DO CUMPRIMENTO DAS 40 HORAS DE FORMAÇÃO OBRIGATÓRIA DE ACORDO COM O CÓDIGO DO TRABALHO

Na modalidade de formação e-learning ou online, o formando aprende ao seu ritmo, com flexibilidade de horários, e pode sempre recorrer ao chat e/ou email para colocar questões ao formador. Os formadores respondem com brevidade às dúvidas colocadas.

O formando pode fazer a formação em qualquer lugar, de acordo com a sua disponibilidade temporal e sem o compromisso de ter que estar disponível e presente num determinado horário. Logo que o formando proceda à sua inscrição e efetue o pagamento do Curso, pode imediatamente iniciar a formação. A CERTFORM envia as credenciais de acesso à plataforma e, ao seu ritmo, sem horário pré-estabelecido realiza o seu curso de formação.

Quando o formando concluir o seu percurso formativo terá direito ao certificado de formação profissional emitido através da plataforma SIGO.

É neste contexto que desenvolvemos a modalidade de FORMAÇÃO em E-LEARNING para que possa adquirir ou desenvolver competências ao seu ritmo, onde e quando quiser.

Objetivos

Com este curso pretende-se proporcionar uma formação com um acentuado teor prático e técnico capaz de proporcionar as seguintes vantagens aos formandos:

– Desenvolver os conhecimentos na área da contabilidade, informática, fiscalidade e finanças da empresa, de forma a possuir as competências profissionais capazes de contribuir para uma mais rápida integração e adaptação ao mercado de trabalho;

– Promover a valorização profissional de todos aqueles que assegurem ou venham a assegurar as tarefas de assistente de contabilidade e administração nas empresas;

Conteúdo programático

MÓDULO 1 – Prática de IRS, Segurança Social e Processamento de Salários com Informática Aplicada

1.O IRS na perspetiva da Empresa. Retenções na Fonte.

2.Segurança Social: “Trabalhadores Dependentes” e “Trabalhadores Independentes”

3. IRS – Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do imposto a pagar ou a recuperar pelo agregado familiar.

4.Utilização da Aplicação de Salários – Software de Gestão Sageforaccountants.- Casos Práticos em “ambiente informático”

Executar o Processamento de Salários no sistema informático. Cálculo de Remunerações. Regimes e Taxas de Segurança Social. IRS na perspetiva da Empresa: Apreenderá os aspetos relacionados com as retenções na fonte em sede de IRS nas empresas nas diversas categorias de rendimentos previstas no CIRS.

IRS. Casos Práticos de preenchimento do Modelo 3 e Anexos. Cálculo do IRS a pagar ou receber pelo agregado familiar. Benefícios Fiscais em IRS

Modelos estudados e preenchidos no módulo 1: Declaração Mensal de Remunerações – AT; documento de pagamento mensal das Retenções na Fonte; Mapas de Ajudas de Custo, Boletins Itinerários, declaração de remunerações da Segurança Social, Modelo 10, Relatório Único (ACT), IRS: Modelo 3 e anexos relativos às diversas categorias de rendimentos.

Teste de Avaliação ao módulo 1

 

MÓDULO 2 – Prática de Contabilidade de acordo com o SNC com Informática Aplicada

Introdução à contabilidade financeira. Com explicações teóricas e resolução de diversos casos práticos pretende-se exemplificar a contabilidade de uma Empresa desde a abertura, trabalho corrente de classificação de documentos e encerramento das contas c/ recurso ao sistema informático.

Este módulo é desenvolvido de acordo com o Sistema de Normalização Contabilística (SNC).

Numa empresa simulada aprenderá a trabalhar a contabilidade desde a abertura, trabalho corrente mensal e fecho. São utilizados documentos reais, classificados de acordo com o plano de contas do SNC e introduzidos no computador. Aprenderá os lançamentos de encerramento da escrita na informática e a abrir o novo exercício. Utilização do Software de Gestão Sage – Contabilidade.

Teste de Avaliação ao módulo 2

MÓDULO 3 – Prática de IVA (Imposto sobre os Valor Acrescentado)

Apuramento contabilístico e cumprimento das obrigações fiscais declarativas. Preenchimento de declarações periódicas de IVA e anexos.

Neste módulo vai aprender quais as obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em termos de IVA. Sujeitos Passivos. Transmissão de Bens. Prestação de Serviços. Importações. Aquisições Intracomunitárias de bens. Valor Tributável. Exportações. Transmissões Intracomunitárias de Bens. Isenções. Sujeitos Passivos Mistos. Deduções e exceções do direito à dedução. Casos Práticos de aplicação: São feitos vários casos práticos de preenchimento de declarações do IVA e anexos.

Teste de Avaliação ao módulo 3

MÓDULO 4 – Prática de IRC e IES

IRC: Do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal. Regime Simplificado e Regime Geral. Estudo da Declaração Modelo 22. Elaboração dos documentos a constar do Dossier Fiscal da Empresa. IES – Informação Empresarial Simplificada – Análise dos  principais Anexos que a constituem.

Neste módulo aprenderá como fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao resultado fiscal. São feitos casos práticos de preenchimento do modelo 22, da declaração anual e a elaboração do dossier fiscal. É feita uma abordagem prática à IES – Informação Empresarial Simplificada.

Será também analisado o Estatuto dos Benefícios Fiscais no sentido de conhecer os meios legais ao dispor das empresas no âmbito da economia fiscal.

Teste de Avaliação ao módulo 4

MÓDULO 5 – Demonstrações Financeiras e Análise Financeira da Empresa

1- Normativos contabilísticos adotados em Portugal;

2- Classificação contabilísticas e económica das Entidades;

3- As Micro- Entidades, normativo e demonstrações financeiras aplicáveis;

4 – As Pequenas- Entidades, normativo e demonstrações financeiras aplicáveis;

5 – O Regime Geral do Sistema de Normalização Contabilística – Médias e Grandes Entidades – normativo e demonstrações financeiras aplicáveis

6- Desenvolvimento de conceitos inerentes às demonstrações financeiras: Provisões, imparidades, depreciações/amortizações, acréscimos e diferimentos, Imposto Corrente, Impostos Diferidos, etc.

7 –Estudo das Demonstrações Financeiras na perspetiva contabilística: Balanço, Demonstração dos Resultados por natureza, Demonstração dos Resultados por funções, Demonstração das Alterações no Capital Próprio, Demonstração dos Fluxos de Caixa, Notas (anexo). Casos Práticos.

8 – Introdução às Finanças Empresariais;

9-Abordagem funcional: os ciclos financeiros; preparação das demonstrações financeiras para a análise;

10- O Balanço Funcional;

11- Estudo do equilíbrio financeiro de curto prazo: o Fundo de Maneio Funcional (FMF); as necessidades de fundo de maneio (NFM) e a Tesouraria Líquida (TL). Casos Práticos: Análise de diversos cenários e conclusões;

12- Rácios e indicadores de atividade de curto prazo;

13- Rácios e indicadores de atividade de médio e longo prazo;

14- Rácios e indicadores de Liquidez;

15- Estudo do equilíbrio financeiro de médio e longo prazo;

16 – Casos Práticos relativos à análise do equilíbrio financeiro de curto prazo e do equilíbrio financeiro de médio e longo prazo a partir do Balanço Funcional.

17 – Análise da Rendibilidade;

18 – Demonstração dos Resultados estruturada para a análise económica;

19 – Rácios de Rendibilidade;

20 – Análise integrada dos rácios:

21 – Análise DuPont;

22 – Rácios e Indicadores de desempenho bolsista;

23– Casos Práticos relativos à análise da rendibilidade;

24 – Risco – Indicadores e rácios para avaliação do risco;

25 – Exemplos de diagnóstico económico e financeiro – casos práticos.

Teste de Avaliação ao módulo 5

 

Inquérito de Avaliação à qualidade da formação

Destinatários

O Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial com Informática Aplicada é destinado aos candidatos a emprego na área de contabilidade com necessidade de uma formação de base capaz de os ajudar a enfrentar os desafios profissionais com a preparação adequada, aos formandos que já estando a  trabalhar na área contabilística das empresas tenham a necessidade de atualizar e ampliar os seus conhecimentos, bem como a todos os pretendam uma fazer uma reconversão de carreira.

Formadores

DR. MIGUEL FRAGOSO, Economista, Membro Efetivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais. Contabilista Certificado, Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados. Diretor Geral e Gestor de Formação da CERTFORM desde abril de 2000. Experiência de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade e Fiscalidade. Educação: MBA em Direção e Administração de Empresas, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização em Auditoria Financeira, Pós-Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Bacharel em Contabilidade e Administração. Possui vários Cursos de Formação Contínua para atualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, Finanças Empresariais, Empreendedorismo, etc.

Certificação

Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos que completem o percurso formativo na plataforma e e-learning.

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 40 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Funcionamento e Regras dos cursos E-Learning

Regras de funcionamento do Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial com Informática Aplicada em e-learning:

1- O candidato deverá preencher a ficha de inscrição através do site da CERTFORM;

2- Após contacto da secretaria deverá ser efetuado o pagamento do valor;

3- Serão atribuídas as credenciais para entrada na plataforma de E-LEARNING da CERTFORM;

4- O formando tem acesso ao primeiro módulo do curso (materiais para estudo);

5- Após o teste de avaliação do primeiro módulo, será disponibilizado o segundo módulo e assim sucessivamente;

6- O formando pode fazer o estudo dos materiais através da plataforma ou fazer o download para o seu próprio dispositivo. Os materiais são não editáveis.

7- Os testes do Curso são testes de escolha múltipla. Os testes são compostos por 10 questões. O formando terá de responder a seis questões corretamente para avançar para o módulo seguinte. Caso o formando não alcance no mínimo seis questões corretas repetirá o teste. No final do teste o formando terá acesso à chave de resolução. Os testes são realizados na própria plataforma E-LEARNING.

8- Após conclusão do teste de avaliação final, será disponibilizado um inquérito de avaliação da formação em que o formando avalia a formação em diversos parâmetros.

9- Uma vez concluído o percurso formativo será emitido o certificado de formação profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho.

10- O certificado será enviado em suporte papel pelos CTT para a morada do formando.

Pretendo inscrever-me

Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial c/ Informática Aplicada

E-Learning

Este é um formulário de pré-inscrição no Curso Técnico de Contabilidade e Administração Empresarial c/ Informática Aplicada (E-Learning)

A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.

Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.










SimNão


SimNão




SimNão


AutorizoNão autorizo


AutorizoNão autorizo


Bola
Menu