duração | 15 horas |
---|---|
início | a definir |
Objetivos
» Desenvolver competências básicas de primeiros socorros na vertente pediátrica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
» Conhecer e ser capaz de executar técnicas simples de socorrismo que visem a estabilização ou melhoria da criança vítima de acidente ou doença súbita;
» Compreender qual o papel do socorrista na prevenção de acidentes;
» Reconhecer os riscos para si e para os outros, inerentes às situações de socorro.
Conteúdo programático
MÓDULO 1
PRINCÍPIOS GERAIS DO SOCORRISMO
MÓDULO 2
SIEM – SISTEMA INTEGRADO DE EMERGÊNCIA MÉDICA
MÓDULO 3
ALTERAÇÕES DO ESTADO DE CONSCIÊNCIA
MÓDULO 4
ALTERAÇÕES CÁRDIO-RESPIRATÓRIAS
MÓDULO 5
LESÕES DE PELE
MÓDULO 6
HEMORRAGIAS
MÓDULO 7
CHOQUE
MÓDULO 8
LESÕES ARTICULARES, MUSCULARES E ÓSSEAS
MÓDULO 9
TRAUMATISMOS
MÓDULO 10
SITUAÇÃO DE SINISTRO MÚLTIPLO
MÓDULO 11
ENVENENAMENTO E INTOXICAÇÃO
MÓDULO 12
EFEITOS DO AMBIENTE
Destinatários

Educadores de infância, Baby-sitters, Professores, Auxiliares de acção educativa, Animadores sócio-culturais, Monitores de actividades de tempos livres, Colaboradores de instituições de ensino, infantários, parques de jogos, recintos desportivos. Pais, Encarregados de educação, Acompanhantes e outros responsáveis por crianças.


Formadores
MESTRE ELISABETE CAMPOS
Licenciada em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem S. João (Porto). Pós-Graduação em Gestão e Administração da Saúde pelo SINDITE/ISMAI. Mestrado em Gestão das Organizações com Especialização em Gestão de Unidades de Saúde, pelo IPP – Instituto Politécnico do Porto. Enfermeira Generalista na ULS – Matosinhos – Hospital Pedro Hispano. Foi Responsável pelo Departamento Clínico na Associação “A Casa do Caminho” – Primeira Unidade de Emergência Infantil do Norte. Durante a Licenciatura estagiou no Hospital de S.João, Hospital de Sto. António, na ULS de Matosinhos, na Maternidade Júlio Dinis e no Hospital Magalhães Lemos. Ex-socorrista da Cruz Vermelha de Vilar (Vila do Conde). Formadora certificada pelo IEFP de Primeiros Socorros, Primeiros Socorros Pediátricos e Suporte Básico de Vida.
Certificação

Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 75%.

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 35 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

