Linha Circle Triangle-Up Triangle Triangle-Yellow
Curso Prático de Processamento de Salários, IRS e Segurança Social com Informática Aplicada E-Learning
duração 30 horas
início APÓS INSCRIÇÃO E PAGAMENTO
investimento Geral
160 EUROS

Desempregados, Estudantes, antigos formandos
150 EUROS
Consultar dias e horários dos cursos
Conteúdo programático do curso
Calendário de formações com horários

Apresentação do curso

Quer desenvolver instrumentos práticos para enfrentar com maior sucesso o mercado de trabalho na área do processamento de salários?

Gostaria de possuir conhecimentos sólidos de processamento salarial, da tributação do rendimento das pessoas singulares (IRS), e os regimes de segurança social para os “Trabalhadores Dependentes” e “Trabalhadores Independentes”?

Gostaria de saber utilizar software de gestão do pessoal e ser capaz de produzir todas a declarações a enviar às Entidades Oficiais ?

O Curso Prático de Processamento de Salários, IRS e Segurança Social, trata-se de um Curso de Formação e-learning com uma vertente eminentemente prática e com orientação para as necessidades do mercado de trabalho.

Todas as matérias desenvolvidas neste curso estão relacionadas entre si, ao frequentar esta formação ficará com uma visão 360 graus das várias temáticas que envolvem o processamento salarial.

As matérias fiscais são desenvolvidas conforme o OGE 2021

Na plataforma de e-learning os formandos têm acesso a um vasto conjunto de recursos didáticos e pedagógicos: Manuais, Apresentações (slides), Vídeo – Aulas, todos os temas são apresentados com o apoio a vídeos. Todas as matérias são acompanhadas com exemplos práticos. Todos os casos práticos são resolvidos em vídeo-aula. Os vídeos relativos à utilização do software de gestão do pessoal foram produzidos de modo a que os formandos acompanhem de forma ativa todos os procedimentos realizados na aplicação de gestão do pessoal.

Assista a uma apresentação deste Curso no canal do Youtube da CERTFORM

No canal do youtube da CERTFORM desenvolvemos duas rubricas com algumas matérias relacionadas com este Curso:

“Trate as Finanças por Tu”

“Trate a Contabilidade por Tu”

Assista a  uma apresentação sobre o software de gestão “sageforaccountants” utilizado no processamento de salários

 

 

 

 

Objetivos

» Proporcionar aos formandos os conhecimentos atualizados e relevantes do processamento de salários, da tributação dos rendimentos das pessoas singulares e dos regimes de segurança social dos “trabalhadores dependentes” e dos “trabalhadores independentes”;

» Executar o processamento de salários com utilização de Software para Gestão do Pessoal

Conteúdo programático

1- O IRS na perspetiva da Empresa – as retenções na fonte às diversas categorias de rendimentos.

2- As taxas aplicadas aos rendimentos dos “residentes”, dos “não residentes” e do “residente não habitual”

3- Estudo detalhado dos rendimentos do trabalho dependente sujeitos e não sujeitos: vencimento base, vencimento hora, Subsídio de Férias, Subsídio de Natal, diuturnidades, abono para falhas, subsídio de alimentação em numerário, subsídio de alimentação em tickets refeição (vales sociais), ajudas de custo no país e no estrangeiro, compensação pela utilização da viatura própria do trabalhador ao serviço da empresa, isenção de horário de trabalho, trabalho suplementar em dia de trabalho, trabalho suplementar em dia de descanso obrigatório e complementar e feriados – cálculo de acréscimos e limites , compensação pela cessação do contrato de trabalho, créditos emergentes da cessação do contrato de trabalho,subsídio de turno, trabalho noturno, comissões, prémios de produtividade, prémios pela avaliação de desempenho, gratificações de balanço, utilização de viatura da empresa para fins pessoais, etc

Resolução de casos práticos através de vídeo-aula.

4 – Estudo dos Rendimentos Profissionais e Empresariais – categoria B: Regime Simplificado, Opção pelas regras da categoria A, Ato Isolado, enquadramento no regime do IVA, isenções em sede de IVA, taxas de retenção na fonte, Cálculo dos Pagamentos por Conta. Regime da “Transparência Fiscal”

5- IRS – Modelo 3 e anexos às categorias de rendimentos do imposto. Esquema de cálculo do IRS, deduções específicas de cada categoria, englobamento obrigatório e opções por englobamento, deduções à coleta, taxas gerais, taxas liberatórias, taxas especiais. Tributação dos” não residentes”. Atividades de elevado valor acrescentado e a tributação do “residente não habitual”. Resolução através de vídeo-aula de casos práticos envolvendo as melhores opções que conduzem a uma maior poupança fiscal.

6- Regime da Segurança Social aplicado aos “Trabalhadores Dependentes” – Base de incidência de contributiva, regimes e taxas aplicáveis. Regimes de redução de taxa e isenções para apoio à contratação.

O Fundo de Compensação do Trabalho (FCT) e o Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho (FGCT)

7- Regime da Segurança Social aplicado aos “Trabalhadores Independentes” – Declaração Trimestral, como são calculados os valores mensais a pagar, Taxas aplicáveis, prazos de pagamento, isenções de segurança social aplicadas aos trabalhadores independentes, trabalhadores independentes excluídos do regime de proteção da segurança social, trabalhadores economicamente dependentes, as “Entidades Contratantes”. Resolução através de vídeo-aula de casos práticos.

Teste de avaliação intercalar – teste com questões de escolha múltipla a realizar na plataforma de e-laerning

8- Processamento de salários com a utilização do software de gestão do pessoal – sageforaccountants.

O formando terá agora a oportunidade de aplicar os conhecimentos que adquiriu especialmente nas matérias relacionadas com os “Trabalhadores Dependentes” para executar as várias tarefas que envolvem o processamento de salários de uma Organização com a utilização de uma ferramenta informática.

Simulação: numa empresa preparada para o efeito são desenvolvidos os procedimentos do processamento de salarial:

Atualização e criação de fichas individuais de trabalhadores

Análise detalhada da tabela de abonos, descontos e faltas. Criação de novas tipologias de rendimentos e sua configuração para responderem de forma correta à obrigações declarativas.

Execução da rotina de processamento com a introdução de alterações mensais aos trabalhadores: registo de faltas, prémios, comissões, ajudas de custo, Km pela utilização de viatura própria, trabalho suplementar, trabalho noturno, etc.

Execução do processamento e eventuais correções pós-processamento

Emissão de mapas internos da Empresa decorrentes do processamento mensal.

Emissão do suporte para cumprimento de todas as obrigações declarativas e de pagamento junto das Entidades Oficiais (obrigações mensais e anuais):

Declaração Mensal de Remunerações – DMR-AT

Declaração Modelo 30 – “Não Residentes”

Declaração de Retenções na fonte IRS – “não residentes” – categorias A e B

Declaração de Retenções na Fonte IRS/IRC/IS – “residentes” categorias B, E e F

Declaração de Remunerações Segurança Social

Declaração mensal para o Fundo de Compensação do Trabalho (FCT)  e Fundo de Garantia e Compensação do Trabalho (FGCT)

MODELO 10 – RENDIMENTOS E RETENÇÕES NÃO LIBERATÓRIAS DE SUJEITOS PASSIVOS RESIDENTES;

RELATÓRIO ÚNICO e os seus anexos (ACT)

Inclui análise dos modelos e prazos de entrega e pagamento (quando aplicável)

Resolução através de vídeo-aula de casos práticos.

 

9-  Modalidades de cessação do contrato de trabalho, casos práticos de cálculo de compensação, créditos laborais e aspetos fiscais

1.Modalidades da Cessação do Contrato de Trabalho;

2.Caducidade (por efeito da Lei);

Caducidade do contrato de trabalho a termo certo (artigo 344.º CT);

Caducidade do contrato a termo incerto (artigo 345.º, CT);

Compensação devida para os contratos de trabalho a termo incerto celebrados a partir de 1 de outubro de 2013 (Regra Geral);

Direito a compensação na extinção do contrato de trabalho por caducidade (Casos particulares);

Regime transitório previsto na Lei n.º 69/2013

3 – Revogação (Por iniciativa de ambas as partes);

4 – A denúncia do Contrato de Trabalho (por iniciativa do trabalhador);

5 – A resolução do contrato de trabalho (por iniciativa do trabalhador);

6- O Despedimento com justa causa (Por facto imputável ao trabalhador);

7- Despedimento Coletivo (Despedimento com Justa Causa Objetiva, por iniciativa do empregador);

8 – Casos Práticos – Cálculo dos créditos laborais e compensação por cessação do contrato de trabalho;

Resolução através de vídeo-aula de casos práticos

Avaliação final

Teste de Avaliação Final para obtenção de Certificado de Formação. O teste final inclui questões de escolha múltipla sobre todos os temas da formação.

Inquérito de Avaliação da Formação

 

Destinatários

Pelos conteúdos abordados este curso dirige-se a um público bastante vasto que esteja interessado em conhecer a gestão administrativa dos recursos humanos, como diretores, responsáveis e técnicos de recursos humanos, técnicos de gestão de pessoal, administrativos, contabilistas certificados, psicólogos das organizações, juristas, bem como todos aqueles que pretendam aprofundar e atualizar os seus conhecimentos no IRS, Segurança Social e Processamento de Salários.

Formadores

DR. MIGUEL FRAGOSO

Membro Efetivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais / Auditoria (Economista com Cédula Profissional n.º 15129). Contabilista Certificado, Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (Contabilista Certificado com Cédula Profissional n.º 29283). Diretor-Geral e Gestor de Formação da CERTFORM desde Abril de 2000. Experiência de mais de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade, Fiscalidade e Finanças Empresariais. Educação: MBA em Direção e Administração de Empresas, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização em Auditoria Financeira, Bacharel em Contabilidade e Administração Pós-Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Financial Accounting Certificate Program pela Harvard Business School Online. Possui vários Cursos de Formação Contínua para atualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Finanças Empresariais, Finanças Internacionais, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, etc.

Certificação

Quando concluir o percurso formativo, será emitido o Certificado de Formação Profissional em Processamento de Salários, IRS e Segurança Social com Informática Aplicada, através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.

O certificado será atribuído aos formandos que completem o percurso formativo na plataforma de e-learning.

Este Certificado é válido para efeito de acumulação de 30 horas de formação contínua, com vista ao cumprimento das 40 horas anuais de formação contínua obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Sendo a CERTFORM uma Entidade reconhecida como tendo competência nos domínios da formação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o preço do Curso goza de isenção de IVA pelo artigo 9.º, n.º 10, do Código do IVA.

De acordo com o artigo 78.º-D, do Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30 % do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar. Os cursos da CERTFORM permitem, assim, dedução à coleta em sede de IRS.

 

 

Funcionamento e Regras dos cursos E-Learning

Regras de Funcionamento do Curso Prático de Processamento de Salários, IRS e Segurança Social com Informática Aplicada (e-learning)

1- O candidato deverá preencher a ficha de inscrição através do site da CERTFORM;

 

2- Após contacto da secretaria deverá ser efetuado o pagamento do valor;

 

3- Serão atribuídas as credencias para entrada na plataforma de E-LEARNING da CERTFORM;

 

4- O formando dispõe de 120 dias para realizar a formação. Caso seja necessário este prazo pode ser dilatado, mediante pedido do formando;

 

5- O formando tem acesso ao primeiro módulo do curso (materiais para estudo);

 

6- Todas as matérias são acompanhadas por vídeo-aulas, apresentações, manuais, casos práticos resolvidos;

 

7- Após o teste de avaliação contínua do primeiro módulo, será disponibilizado o segundo módulo e assim sucessivamente;

 

8- O formando pode fazer o estudo dos materiais através da plataforma ou fazer o download para o seu próprio dispositivo;

 

9- A avaliação é feita através de testes de avaliação contínua intercalar. Os testes do Curso são testes de escolha múltipla. Os testes são compostos por 5 a 10 questões. Os testes são realizados na própria plataforma E-LEARNING.

 

10- Após conclusão dos módulos, será disponibilizado um inquérito de avaliação da formação em que o formando avalia a formação em diversos parâmetros.

 

11- Uma vez concluído todo o percurso formativo será emitido o certificado de formação profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O certificado será enviado em suporte papel pelos CTT para a morada do formando.

Pretendo inscrever-me

Curso Prático de Processamento de Salários, IRS e Segurança Social com Informática Aplicada

E-Learning

Este é um formulário de pré-inscrição no Curso Prático de Processamento de Salários, IRS e Segurança Social com Informática Aplicada (E-Learning)

A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.

Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.










SimNão


SimNão




SimNão


AutorizoNão autorizo


AutorizoNão autorizo


Bola
Menu