Consolidar o futuro
move-nos a paixão pela formação
Curso De Especialização Em Contabilidade E Fiscalidade Avançado E-Learning
Detalhes do Curso
Horário
Ao seu ritmo
Valor
2 x 175 Euros ou 330 Euros
Duração
45 Horas
Conteúdo Programático do Curso
Apresentação do Curso
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE AVANÇADO, trata-se de um Curso de Formação com uma vertente eminentemente prática e com uma forte orientação para as necessidades do mercado de trabalho.
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE AVANÇADO é uma formação certificada na área das Ciências Empresariais.
Objetivos
– Preparação dos Profissionais de Contabilidade para o Sistema de Normalização Contabilística com a adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (Novo referencial em vigor desde 2016).
– Preparação prática com vista ao preenchimento da declaração Modelo 22 de acordo com as alterações ao Código do IRC pela introdução do SNC e ao preenchimento da IES – Informação Empresarial Simplificada.
O CURSO É MINISTRADO DE ACORDO COM AS ALTERAÇÕES AO SNC E A TRANSPOSIÇÃO DA DIRETIVA DA CONTABILIDADE (NOVA VERSÃO DO SNC EM VIGOR DESDE 2016)
A formação é ministrada de acordo com a legislação contabilística e fiscal mais atualizada ao momento da participação do formando no Curso.
Conteúdo Programático
Módulo 1 – SNC- Sistema de Normalização Contabilística
1. O referencial contabilístico aplicável aos períodos que se iniciaram em ou após 1 de janeiro de 2016.
SNC – Sistema de Normalização Contabilística: Diplomas Legais em vigor desde 2016 – Visão geral de alguns dos conceitos e dos principais aspetos estruturantes do SNC. Contempla a análise do Decreto – Lei n.º 98/2015;
2. Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro:
2.1. Regime Geral do SNC – O elenco das 28 Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro. As Demonstrações Financeiras aplicadas ao Regime Geral;
2.2. Regime Aplicável às Pequenas Entidades – Aspetos centrais da NCFR – PE (Pequenas Entidades). As Demonstrações Financeiras aplicadas ao Regime das Pequenas Entidades;
2.3. Regime aplicável às Microentidades. A Norma Contabilística para Microentidades. Modelos de Demonstrações Financeiras para as Microentidades;
2.4. As Entidades do Setor Não Lucrativo. Norma Contabilística e de Relato Financeiro para Entidades do Setor Não Lucrativo. Modelos de Demonstrações Financeiras para as Entidades do Setor Não Lucrativo;
3. Resolução de diversos casos práticos com lançamentos contabilísticos de aplicação das Normas Contabilísticas de Relato Financeiro;
4. As Demonstrações Financeiras de acordo com o SNC – Sistema de Normalização Contabilística (Regime Geral):
4.1 Balanço;
4.2 Demonstração dos Resultados (por naturezas e por funções);
4.3 Demonstração das Alterações no Capital Próprio;
4.4 Demonstração dos Fluxos de Caixa;
4.5 Anexo (divulgação das bases de preparação e políticas contabilísticas adotadas e divulgações exigidas pelas NCRF);
5. Pequenas Entidades – Balanço, Demonstração dos Resultados em modelo reduzido e Anexo;
6. Microentidades – Balanço, Demonstração dos Resultados nos modelos Microentidades;
7. Casos Práticos de elaboração das Demonstrações Financeiras.
Módulo 2 – Encerramento das contas (perspetiva contabilística)
O Fecho do exercício de acordo com o SNC: Casos Práticos de operações de fim de exercício e elaboração das Demonstrações Financeiras de acordo com o SNC.
Módulo 3 – IRC e estudo detalhado da Declaração Modelo 22
1 – Caracterização do imposto, Sujeitos Passivos e Base do Imposto;
2 – Como é calculado o IRC no regime geral – “Resultado Contabilístico” versus “Resultado Fiscal”;
3 – Esquematização da determinação do Imposto estimado para o período;
4 – Os Encargos não dedutíveis para efeitos fiscais;
5 – As taxas do IRC;
6 – Derrama Municipal;
7 – Derrama Estadual;
8 – Limites para qualificação das Empresas, perspetiva contabilística (SNC) e perspetiva fiscal (anexo ao Decreto-Lei n.º 372 / 2007);
9 – Os encargos das Empresas sobre os quais se aplicam as taxas de tributação autónoma e as correspondentes taxas;
10 – Cálculo dos Pagamentos por Conta;
11- Limitações aos pagamentos por conta;
12 – Derrama estadual e Pagamento adicional por conta;
13- “Dossier Fiscal” ou “Processo de Documentação Fiscal”;
14 – Regime Simplificado de determinação da matéria;
15 – Análise de Benefícios Fiscais em sede de IRC;
16 – Resolução de diversos casos práticos com preenchimento da declaração modelo 22 e os seus principais anexos, modelos do Dossier Fiscal, integração com quadros do anexo A da IES.
Módulo 4 – IRC – Impostos Diferidos
1- Revisão do conceito de “Resultado Fiscal”;
2 – Diferenças entre o “Resultado Contabilístico” e o “Resultado Fiscal”;
3 – Método do Imposto a pagar;
4 – Método do Imposto diferido;
5 – Enquadramento com as Normas de Contabilidade (NIC 12, NCRF 25, NCRF-PE, NC-ME);
6 – Diferenças permanentes;
7 – Diferenças temporárias tributáveis;
8 – Diferenças temporárias dedutíveis;
9 – Ativo por Imposto Diferido;
10 – Passivo por Imposto Diferido;
11- Reconhecimento de ativos e passivos por impostos diferidos;
12 – Mensuração de ativos e passivos por impostos diferidos;
13 – Tratamento contabilístico dos Impostos Diferidos;
14 – Impostos Diferidos na declaração modelo 22;
15 – Casos Práticos sobre Impostos Diferidos;
Módulo 5 – IES – Informação Empresarial Simplificada
1. TAXONOMIAS, SAF-T(PT) E IES;
2. A mudança decorrente do novo ficheiro SAF-T (PT);
3. Plano de contas, taxonomias e saldos;
4. Envio do SAF-T (PT) da contabilidade;
5. Alguns procedimentos práticos relevantes;
6. Os Anexos da IES – Informação Empresarial Simplificada;
7. Casos Práticos de Preenchimento da IES;
Preenchimento do Inquérito final à qualidade da formação
Destinatários
O percurso formativo de ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE AVANÇADO é destinado aos Profissionais de Contabilidade, Contabilistas Certificados, Economistas, Gestores Financeiros; Diretores Financeiros, Analistas Financeiros, Auditores, Controllers, Estudantes de Contabilidade, todos aqueles que tenham necessidades formativas em contabilidade e fiscalidade (formação avançada) de modo a enfrentarem os desafios profissionais com a adequada preparação.
O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE AVANÇADO, cumpre com os requisitos do regulamento de formação contínua da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC). Após concluir o Curso, deverá o Contabilista Certificado enviar à OCC (através da sua pasta de Contabilista Certificado), o certificado de formação emitido pela CERTFORM através da plataforma SIGO. Deste modo o Curso permite a atribuição de 45 Créditos de formação (1 crédito por cada hora).
DR. MIGUEL FRAGOSO
Membro Efetivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais / Auditoria (Economista com Cédula Profissional n.º 15129). Contabilista Certificado, Membro da Ordem dos Contabilistas Certificados (Contabilista Certificado com Cédula Profissional n.º 29283).
CEO, Diretor-Geral, Gestor e Coordenador de Formação da CERTFORM desde abril de 2000.
Experiência de mais de 25 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade, Fiscalidade, Finanças Empresariais e Gestão de Negócios.
Master em Finanças, Direção Económica e Financeira (Universidade Católica de Ávila / IMF), MBA em Direção e Administração de Empresas (IMF), Pós-Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização Ramo de Auditoria Financeira (ISAG – European Business School), Bacharel em Contabilidade e Administração (ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto).
HIGHER EDUCATION TEACHING CERTIFICATE pela Harvard University, Certificate of Specialization in FINANCE and ACCOUNTING pela Harvard Business School (HBS). FINANCIAL ACCOUNTING Certificate Program pela Harvard Business School (HBS), Leading With FINANCE Certificate Program pela Harvard Business School (HBS), ENTREPRENEURSHIP ESSENTIALS Certificate Program pela Harvard Business School (HBS). Alternative Investments Certificate Program pela Harvard Business School (HBS). Managerial Finance Certificate Program na London School of Economics and Political Science (LSE).
Possui vários Cursos de Formação Contínua para atualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Finanças Empresariais, Finanças Internacionais, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, Direito do Trabalho, etc.
Certificação
Quando concluir o percurso formativo, será emitido o Certificado de Formação Profissional no CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM CONTABILIDADE E FISCALIDADE AVANÇADO, através da plataforma SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O Sistema Integrado de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa (SIGO) é coordenado pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência (DGEEC) para gestão da rede de oferta educativa e formativa e dos percursos educativos e formativos de jovens e adultos.
Se a formação for concedida pela Entidade Patronal, este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 40 horas de formação contínua obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho (artigo 131.º, Formação Contínua).
Duração da Formação
O percurso formativo desenvolve-se ao longo de 45 horas.
Investimento
O Curso deverá ser pago em duas prestações de 175 euros cada (a primeira antes de iniciar o percurso formativo, a segunda a meio do Curso);
Se optar pelo pagamento integral no ato de inscrição, o preço corresponde a 330 euros.
Descontos para desempregados, estudantes e antigos formandos:
O Curso deverá ser pago em duas prestações de 165 euros cada (a primeira antes de iniciar o percurso formativo, a segunda a meio do Curso);
Se optar pelo pagamento integral no ato de inscrição, o preço corresponde a 320 euros.
Sendo a CERTFORM uma Entidade reconhecida como tendo competência nos domínios da formação pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, o preço do Curso goza de isenção de IVA pelo artigo 9.º, n.º 10, do Código do IVA.
De acordo com o artigo 78.º-D, do Código do IRS, à coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 30 % do valor suportado a título de despesas de formação e educação por qualquer membro do agregado familiar. Os cursos da CERTFORM permitem, assim, dedução à coleta em sede de IRS.
Regras de funcionamento da formação na forma e-learning
1 – O candidato deverá preencher a ficha de inscrição através do site da CERTFORM;
2 – Após contacto da secretaria deverá ser efetuado o pagamento do valor;
3- Serão atribuídas as credenciais para entrada na plataforma de E-LEARNING da CERTFORM. O acesso à plataforma está disponível 24h por dia, 7 dias por semana;
4- O formando dispõe de 180 dias de acesso à plataforma para realizar a formação. Caso seja necessário este prazo pode ser dilatado, mediante pedido do formando;
5- De acordo com a sua disponibilidade, o formando pode concluir o Curso antes do prazo previsto;
6- Ao entrar na plataforma o formando consegue visualizar todo o percurso formativo que irá realizar;
7 – O percurso formativo é realizado pela ordem definida na plataforma;
8- Todas as matérias são acompanhadas por vídeo-aulas, apresentações, manuais, casos práticos resolvidos;
9- Após a visualização do primeiro vídeo, o mesmo deverá ser marcado como concluído. À medida que avança o estudo, os materiais deverão ser marcados como concluídos para que a progressão no Curso seja reconhecida e para que o formando possa aceder ao material seguinte. Apesar de um vídeo estar marcado como concluído pode sempre voltar atrás para o voltar a visualizar;
10- O formando pode fazer o estudo dos materiais através da plataforma ou fazer o download para o seu próprio dispositivo. Manuais, apresentações e casos práticos estão disponíveis em pdf para download;
11 – As questões e dúvidas sobre as matérias deverão ser colocadas através da plataforma (contacto com o docente);
12 – A avaliação é feita através de testes de avaliação contínua intercalar. Os testes do Curso são testes de escolha múltipla. Os testes são compostos por 5 a 10 questões. Os testes são realizados na própria plataforma E-LEARNING.
13 – Após conclusão dos módulos, será disponibilizado um inquérito de avaliação da formação em que o formando avalia a formação em diversos parâmetros.
14 – Quando todo o percurso formativo estiver concluído, a plataforma emite um documento de conclusão do Curso. Este documento não serve de certificado do curso;
15 – Uma vez concluído todo o percurso formativo será emitido o certificado de formação profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de julho. O certificado será enviado em suporte papel pelos CTT para a morada do formando.
“Education is not preparation for life; education is life itself.”
John Dewey
Invista em si! Invista na sua Formação!
Inscrever-me Agora
Curso de Especialização em Contabilidade e Fiscalidade Avançado
Este é um formulário de pré-inscrição no Curso De Especialização Em Contabilidade E Fiscalidade Avançado E-Learning.
A sua vaga será reservada, e em breve receberá um e-mail de confirmação.
Deverá aguardar um contacto telefónico a confirmar o início do curso na data prevista.