• "Estamos ao serviço da formação profissional desde 1999"

  • "Move-nos a Paixão pela Formação"

  • "13 áreas de Formação certificadas pela DGERT"

  • "Estamos preparados para ministrar Formação nas Empresas em todo o País"

  • "Alguns dos Cursos ministrados pela CERTFORM já ultrapassaram as 200 Edições"

  • "Mais de 10 000 formandos já participaram nos Cursos da CERTFORM "

  • "Cursos de Formação com uma vertente muito prática"

  • "Os formadores da CERTFORM aliam a sua formação académica à experiência empresarial"

  • "Os nossos programas de formação são concebidos de modo a dar as ferramentas práticas indispensáveis à integração e adaptação ao Mercado de Trabalho"

  • "Formação Prática orientada para o trabalho na Empresa"

  • "Cursos de Formação Prática em Lisboa, Porto e Coimbra"

  • "Consulte os testemunhos de quem já fez Cursos na CERTFORM"

  • "Os Cursos da CERTFORM estabelecem o elo de ligação entre o ensino tradicional e o mercado de trabalho"

  • "Os Cursos da CERTFORM permitem a actualização de conhecimentos"

  • "Cursos reconhecidos pela OTOC para atribuição de créditos"

Enquadramento

A Inteligência Emocional alterou radicalmente o modo como apreendemos a nossa excelência pessoal. Mais do que um elevado Q.I. , os melhores distinguem-se pela auto-confiança, autodomínio, integridade, capacidade de comunicar, influenciar e colocar-se no lugar do outro, adaptar-se à mudança, o que nos abre um leque de novas (velhas) competências num âmbito pessoal e emocional.

Com o conteúdo programático do Curso de Inteligência Emocional, Motivação e Criatividade pretende-se que o formando desenvolva as suas competências intrapessoais e interpessoais.

Habilidades intrapessoais
Auto-conhecimento - analisa-se a base da inteligência emocional, que é o conhecimento de si mesmo, de modo que o participante faça uma auto-análise de si, da sua vida, como se tem comportado, como se deseja comportar, etc.; Só se pode controlar aquilo que se conhece, nem que isso seja o nosso interior.

Autodomínio - demonstra-se que o conhecimento de si mesmo tem como finalidade proporcionar o auto-encontro, etapa do desenvolvimento do ser humano em que, já amadurecido psicologicamente, busca o aprimoramento constante de si mesmo, através do auto-domínio ( Controlar ou redirigir impulsos ou emoções disruptivas de uma forma mais saudável; pensar antes de agir, etc.) com o intuito de conquistar a plenitude e a felicidade.

Automotivação - pretende-se discutir alguns dos “motivos” que nos levam a ter paixão ao trabalhar por razões que vão para além do dinheiro ou do status; Tendência para colocar persistência e energia nos objectivos. Será estudado como realizar uma estratégia para nos motivarmos.

Habilidades interpessoais
Empatia - a habilidade para entender as emoções das outras pessoas: “ ver o mundo através dos olhos dos outros”. Competências para tratar os outros de acordo com as suas respostas emocionais. Desenvolver este sentimento é fundamental para um excelente relacionamento interpessoal.

Aptidões Sociais - As competências mais recompensadas no mercado de trabalho actual, determinando, muitas vezes, quem é contratado, têm a ver com a capacidade de vinculação, comunicação interpessoal, liderança e capacidade de trabalho em equipa. Desenvolver estas capacidades é fundamental para qualquer pessoa no mundo moderno.

Objetivos 

No final deste curso os formandos serão capazes de reconhecer a importância da Inteligência Emocional no seu dia-a-dia assim como identificar os seus principais princípios e pressupostos, de modo a orientar os seus comportamentos, pessoais e profissionais, de uma forma emocionalmente inteligente.

Conteúdo Programático
Módulo I – Inteligência Emocional: Reconhecer e Gerir as Emoções
As emoções: conhece-las para as controlar
O impacto da Inteligência Emocional na Gestão da vida Pessoal e Profissional

Módulo II – Auto-diagnóstico, Auto-confiança e Auto-regulação
Construção de um perfil individual e de um plano de desenvolvimento pessoal Auto conhecimento
• Implicações e desenvolvimento da auto-consciência emocional
• As competências emocionais-chave: reconhecer para desenvolver
   • Auto-avaliação
   • Auto-regulação
   • Autodomínio e a autoconfiança

Módulo III – A comunicação Assertiva e a capacidade de Empatizar
O conhecimento dos outros e a capacidade de Empatizar
Competências comunicacionais facilitadoras das transferências Inter-pessoais: A importância do uso de assertividade

Módulo IV – Inteligência Emocional e Criatividade na Capacidade de Comunicar
A mais-valia da Inteligência Emocional na habilidade de comunicar Desenvolvimento de competências emocionais nas relações com os outros:
• Desenvolvimento de competências de escuta na relação com os outros
• Identificação e desenvolvimento do seu nível de empatia com os outros
O reforço da capacidade de dinamização de grupos:
• Estratégias de motivação de grupos
• Adquirir habilidades para empreender mudanças positivas em si e nos outros
• As competências emocionais e a gestão de conflitos em grupos (de trabalho / de formação)

Certificação: Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 75%.

 

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 35 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.

Formadores

Dr.ª Andreia Santos, Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, em 2005. Psicóloga Clínica, desde 2005 em várias entidades. Psicóloga Escolar no Gabinete de Apoio ao Aluno da ESVV, em Vila Verde, em 2009. Formadora Externa do Ministério da Educação em 2008 e 2009, no Curso Técnico de Apoio Psicossocial, Lecionando Psicopatologia Geral. Psicóloga Clínica na Feasy, em Braga – consultório para crianças, adolescentes e adultos, desde 2010. Especialização em Entrevistas de Seleção e Recrutamento pela Universidade do Porto, em 2011. Formadora nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Psicologia da Saúde, Psicologia das Emoções. Formadora de Formadores. Formadora nos Percursos de Vida Ativa do IEFP de Gestão do Tempo, Negociação, Comunicação Criativa, Assertividade, Relações Interpessoais, Desenvolvimento Infantil, Psicossociologia do Trabalho, Qualidade. Formadora Certificada pelo IEFP. Formadora na Certform na área de Inteligência Emocional. Formadora na área 090 – Desenvolvimento. Psicóloga Clínica e Consultora de Desenvolvimento Pessoal em consultório particular, nas instalações do CCEB – Centro Clínico e Educacional da Boavista (http://www.andreiasantos.net/), onde presta apoio psicológico a crianças, adolescentes e adultos e treina competências emocionais a adultos em programas especializados de acompanhamento grupal e/ou individual.


Dr. António Rolo, Licenciado em Psicologia pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde. Mestrando em Bioética e Ética Médica na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Psicólogo clínico. Formador nas áreas de Desenvolvimento Pessoal, Formação de Formadores, Ética. Possui Certificado de Aptidão Profissional de Formador.

Dr.ª Sara Silva, Licenciada em Psicologia e Pós - Graduada em Psicologia Social pela Universidade do Porto. Psicóloga de um Lar de Infância e Juventude da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Formadora Certifica pelo IEFP com vasta experiência formativa na área comportamental, designadamente na área da Formação Pedagógica Inicial de Formadores. Coach certificada internacionalmente pelo International Coaching Community (ICC). 


Destinatários
Pessoas em busca de auto-conhecimento e de uma vida mais produtiva, tanto pessoal como profissional.Estudantes Universitários, Professores, Formadores com necessidade de formação contínua, Educadores, Gestores, Quadros Técnicos e Público em Geral. 


Duração: 30 horas

Preço
Preço Geral: 255 euros

Preço aplicado a desempregados, antigos formandos e estudantes: 245 euros

Horário
Para ver a data de início consulte Calendário de Cursos


Testemunhos

" O Curso foi para mim muito importante, porque aprendi a desacelarar o meu ritmo de vida. Foi muito importante que a formadora tivesse pleno conhecimento dos temas abordados e o à vontade necessário para poder transmiti-los a todos nós. Obrigada !"

Marta Sofia Pereira da Silva

Curso de Inteligência Emocional, Motivação e Criatividade - Março 2016 - Edição n.º 50 (Porto)

 


Inscrições
Para reservar a sua vaga no curso deverá preencher a Ficha de Inscrição

Inscreva-se