• "Estamos ao serviço da formação profissional desde 1999"

  • "Move-nos a Paixão pela Formação"

  • "13 áreas de Formação certificadas pela DGERT"

  • "Estamos preparados para ministrar Formação nas Empresas em todo o País"

  • "Alguns dos Cursos ministrados pela CERTFORM já ultrapassaram as 200 Edições"

  • "Mais de 10 000 formandos já participaram nos Cursos da CERTFORM "

  • "Cursos de Formação com uma vertente muito prática"

  • "Os formadores da CERTFORM aliam a sua formação académica à experiência empresarial"

  • "Os nossos programas de formação são concebidos de modo a dar as ferramentas práticas indispensáveis à integração e adaptação ao Mercado de Trabalho"

  • "Formação Prática orientada para o trabalho na Empresa"

  • "Cursos de Formação Prática em Lisboa, Porto e Coimbra"

  • "Consulte os testemunhos de quem já fez Cursos na CERTFORM"

  • "Os Cursos da CERTFORM estabelecem o elo de ligação entre o ensino tradicional e o mercado de trabalho"

  • "Os Cursos da CERTFORM permitem a actualização de conhecimentos"

  • "Cursos reconhecidos pela OTOC para atribuição de créditos"

A CERTFORM encontra-se inscrita na Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, ao abrigo do artigo 8.º do Regulamento de Atribuição de Créditos. O Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade reune condições para atribuição de 72 créditos - RAC / OTOC


Com o Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade pretende-se proporcionar uma formação com um acentuado teor prático capaz de proporcionar as seguintes vantagens aos formandos:

• Desenvolver os conhecimentos práticos na área da contabilidade, informática e fiscalidade de forma a contribuir para uma rápida adaptação ao mercado de trabalho;
• Obter conhecimentos actualizados e promover a valorização profissional de todos aqueles que assegurem ou venham a assegurar as tarefas da contabilidade e fiscalidade nas empresas; 

Objectivos

Ao frequentar o Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade o formando será capaz de:

• Executar a contabilidade de uma empresa de acordo com o SNC - Sistema de Normalização Contabilística;
• Utilizar diverso Software de Gestão na área administrativa da empresa;
• Conhecer todas as obrigações fiscais e contabilísticas das empresas;
• Obter conhecimentos práticos e actualizados sobre a tributação do rendimento (IRS e IRC) e da despesa (IVA), conhecendo as obrigações declarativas fiscais, obrigações de pagamento e o calendário fiscal mensal e anual das empresas;
• Conhecer e aplicar os meios legais de Economia Fiscal (Benefícios e Incentivos Fiscais);
• Ser capaz de preencher as declarações e modelos exigidos pelas entidades oficias;
• Desenvolver conhecimentos práticos de modo a estabelecer relações entre a contabilidade e as incidências fiscais. 


Conteúdo Programático

Curso será ministrado ao abrigo do  Orçamento Geral do Estado para 2017

1. Processamento de Salários, Segurança Social e IRS na perspectiva da Empresa. Utilização da Aplicação de Salários - Software de Gestão Sage.

2. IRS e Modelo 3 - Preenchimento do modelo 3 e anexos. Cálculo do imposto a pagar ou a recuperar pelo agregado familiar.

3. Prática Contabilística: Executar a contabilidade da abertura ao fecho das contas c/ recurso ao sistema informático (Software de Gestão Sage) - Este módulo é desenvolvido de acordo com o novo SNC.;

4. IVA – Apuramento contabilístico e cumprimento das obrigações fiscais declarativas. Preenchimento de declarações de IVA e anexos;

5. IRC – Do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal. Regime Simplificado e Regime Geral. Estudo detalhado da Declaração Modelo 22. Elaboração dos documentos a constar do Dossier Fiscal da Empresa. IES – Informação Empresarial Simplificada – Análise dos Anexos que o constituem.

6. Utilização de Software de Apoio à Gestão: Aplicação de Salários e Contabilidade - Software de Gestão Sage.


Contempla as alterações no IRC decorrentes da entrada em vigor do novo Sistema de Normalização Contabilística 

O que vai aprender neste curso

O curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade (com informática aplicada) aborda de uma forma muito prática todo o trabalho contabilístico e fiscal de uma empresa.

Neste curso vai aprender de uma forma prática as seguintes matérias:

1 - Processamento de Salários. Cálculo de Remunerações. Regimes e Taxas de Segurança Social. IRS na perspectiva da Empresa: Apreenderá os aspectos relacionados com as retenções na fonte em sede de IRS nas empresas nas diversas categorias de rendimentos previstas no CIRS. Utilização de Software de Gestão Sage - Salários.

2- IRS. Casos Práticos de preenchimento do Modelo 3 e Anexos. Cálculo do IRS a pagar ou receber pelo agregado familiar. Benefícios Fiscais em IRS.

3 - Prática Contabilística - Numa empresa simulada aprenderá a fazer a contabilidade desde a abertura ao fecho. São utilizados documentos reais, classificados de acordo com o plano de contas do SNC e introduzidos no computador. Aprenderá a encerrar a escrita na informática e abrir o novo exercício. Utilização do Software de Gestão Sage - Contabilidade.

4 - IVA - Neste módulo vai aprender quais as obrigações fiscais declarativas dos contribuintes em termos de IVA. Sujeitos Passivos. Transmissão de Bens. Prestação de Serviços. Importações. Aquisições Intracomunitárias de bens. Valor Tributável. Exportações. Transmissões Intracomunitárias de Bens. Isenções. Sujeitos Passivos Mistos. Deduções e excepções do direito à dedução. Casos Práticos de aplicação: São feitos vários casos práticos de preenchimento de declarações do IVA e anexos.

5 - IRC - Aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao resultado fiscal. São feitos casos práticos de preenchimento do modelo 22, da declaração anual e a elaboração do dossier fiscal. É feita uma abordagem prática ao IES – Informação Empresarial Simplificada. É analisado o Estatuto dos Benefícios Fiscais no sentido de conhecer os meios legais ao dispor das empresas no âmbito da economia fiscal.

No módulo de IRC aprenderá a fazer a passagem do Resultado Contabilístico ao Resultado Fiscal de uma Empresa com base no seguinte conteúdo:

5.1 Regimes de determinação do Lucro Tributável

5.2 Regime Simplificado de determinação do lucro tributável. Caso Prático.

5.3 Regime Geral de determinação do lucro tributável. A determinação da matéria colectável. Do "Resultado Fiscal" ao "Resultado Contabilístico". Análise de ajustamentos fiscais a acrescer e a deduzir. Casos Práticos.

5.4 Benefícios Fiscais em IRC. Casos Práticos.

5.5 Cálculo dos Pagamentos por conta e do pagamento especial por conta (PEC).

5.6 Documentos que devem constar do Dossier Fiscal do Sujeito Passivo.

5.7 IES - Informação Empresarial Simplificada - Análise dos anexos mais comuns.

Em resumo a frequência deste curso fornece aos formandos os instrumentos práticos para enfrentar com maior sucesso o mercado de trabalho. Neste curso é aprendida a prática que falta nos cursos do ensino tradicional.

Declarações Fiscais analisadas e preenchidas ao longo do curso: modelo mensal de retenções na fonte, Modelo 10, Modelo 3 e anexos, Declaração Periódica do IVA e Anexos, Declaração Modelo 22 e anexos (Anexo A e Anexo B), IES - Informação Empresarial Simplificada e os anexos mais comuns.
Outros Modelos analisados e preenchidos: Mapas de Ajudas de Custo, Boletins Itinerários, Folhas de Remunerações da Segurança Social, Quadros de Pessoal.

Trata-se de um curso fundamental para quem pretende conhecer a vertente prática das matérias contabilísticas e fiscais.

Certificação: Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 75%.

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 35 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.


Formador

Dr. Miguel Fragoso, Economista, Membro Efectivo da Ordem dos Economistas no Colégio de Especialidade de Economia e Gestão Empresariais. Técnico Oficial de Contas, Membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas. Director Geral e Gestor de Formação da CERTFORM desde Abril de 2000. Experiência de 20 anos em Prestação de serviços de Contabilidade e Assessoria Fiscal a Empresas e Particulares. Formador Certificado pelo IEFP com uma experiência formativa de cerca de 19 000 horas como formador em Ciências Empresariais com particular enfoque nos domínios de Contabilidade e Fiscalidade. Educação: MBA em Direcção e Administração de Empresas, Licenciatura em Gestão de Empresas, Especialização em Auditoria Financeira, Pós- Graduação em Fiscalidade e Assessoria, Bacharel em Contabilidade e Administração. Possui vários Cursos de Formação Contínua para actualização de conhecimentos na área das Ciências Empresariais em particular no Sistema de Normalização Contabilística, Normas Internacionais de Contabilidade, Fiscalidade Nacional, Fiscalidade Internacional, Análise Económica e Financeira, etc.


Destinatários
Candidatos a emprego na área contabilística e fiscal das empresas com necessidade de formação prática capaz de ajudar a enfrentar os desafios profissionais. Licenciados, Bacharéis e estudantes das áreas de Gestão, Contabilidade, Economia e áreas afins com necessidade de formação prática e focalizada nas necessidades do mercado de trabalho. Técnicos Oficiais de Contas com necessidade de actualização. Formandos que já trabalham na área contabilística e fiscal das empresas com necessidade actualização.

Duração: 48 horas

Preço
Preço Geral: 365 euros
Preço aplicado a antigos formandos, desempregados e estudantes: 355 euros

Horário
Para ver a data de início consulte Calendário de Cursos

Inscrições
Para reservar a sua vaga no curso deverá preencher a Ficha de Inscrição

Inscreva-se

Testemunhos

" Gostaria de dar os parabéns a toda a equipa pelo profisionalismo, pela disponibilidade e amabilidade com que tratam os formandos. Devo, no entanto, deixar aqui o meu agradecimento especial ao Dr. Miguel Fragoso, pela excelente qualidade dos conteúdos programáticos e da forma como nos foram transmitidos. Sentia-me uma Contabilista Certificada completamente desatualizada, sendo que agora sinto-me preparada para regressar à minha área de formação."

Vitória Rodrigues de Barros

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com Informática Aplicada - Edição 230 - Maio 2017 (Porto)


"Um curso muito útil e atualizado. Muito bom para quem deseja atualizar os seus conhecimentos na área contabilidade e fiscalidade, excelente para compreender na prática o funcionamento da Empresa na área fiscal. Uma grande ajuda em termos profissionais"

Marco Pereira Silva

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - Edição 218 - Julho 2016 (Porto)


 

" Curso muito positivo para rever a atualizar matérias sobre as quais estava já desatualizada. Destaco a competência e a segurança com que o formandor ao longo do Curso respondeu às questões e dúvidas colocadas pelos formandos. Destaco também a vertente prática do Curso e o grau de aplicabilidade ao trabalho do dia a dia. Com toda a qualidade evidenciada ao longo do Curso irei de certo inscrever-me em novas formações da área promovidas pela CERTFORM."

Clara Magalhães - Economista (FEP)

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com Informática Aplicada - Março 2016 - Edição n.º 214 - Lisboa


 

"Parabéns !!!
Adorei toda a dedicação do formador, pois foi sempre muito claro nas explicações e esclarecimentos de dúvidas dando inclusivamente exemplos reais.
Muito Obrigado, pois este Curso foi muito positivo para mim e espero poder frequentar outros dentro da mesma área."

Susana Isabel Gomes Maravilhas - Contabilista Certificada

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com Informática Aplicada - Março 2016 - Edição n.º 214 - Lisboa


 

Aconselho o curso a todos que pretendam fazer uma actualização de conteúdos ao nível da Contabilidade e Fiscalidade. O curso está muito bem estruturado, abrangendo o que realmente é importante nesta profissão. Os meus agradecimentos.

Cristina Carvalho - Técnica Oficial de Contas

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Maio 2015 - Acção nº 203/2015


Esta formação veio permitir maiores conhecimentos em relação à prática da contabilidade no nosso dia-a-dia. Os temas abordados foram da maior importância, pois na área em que trabalho, veio ajudar muito no meu desenvolvimento. Recomendo esta escola pela qualidade da formação.

Mónica Cardoso - Escriturária

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Maio 2015 - Acção nº 203/2015


Quero agradecer à CERTFORM a oportunidade de aprofundar os meios conhecimentos na área. Termino bastante satisfeito e recomendo esta escola pela alta qualidade da formação que ministra.

António Cardoso - Escriturário

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Maio 2015 - Acção nº 203/2015


Gostei da formação, está bem estruturada e é apresentada de uma forma clara, simples e directa. Um curso que cria bases de preparação para o mercado de trabalho e, no desenvolvimento de actividades profissionais no âmbito da Contabilidade e Fiscalidade, dando uma consistência prática a conceitos adquiridos.

Maria do Céu Carvalho - Religiosa (Administrativa)

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Maio 2015 - Acção nº 203/2015


Esta formação foi um upgrade dos meus conhecimentos, de forma a permitir-me a reingressar no mercado de trabalho, mais segura, melhor preparada. Agradeço ao Prof. Dr. Miguel Fragoso pelo seu apoio e disponibilidade no esclarecimento de dúvidas. Continuem sempre a melhorar. Obrigada!

Vanessa Alexandra Camavo

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade c/ Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Lisboa) - Março 2015 - Acção nº 201/2015


Recomendo vivamente esta formação para profissionais que pretendam enveredar pela área fiscal.

Sandra Georgina Dias da Silva

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Março de 2015 - Acção nº 200/2015 


Curso muito bem estruturado, adequado para quem pretende completar a sua formação na área da Contabilidade.

António Faria - Estudante de Gestão

Curso Prático de Contabilidade e Fiscalidade com Informática Aplicada - de acordo com o SNC (Porto) - Março de 2015 - Acção nº 200/2015 

Áreas Certificadas

  • Desenvolvimento Pessoal
    Desenvolvimento pessoa
  • Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação
    Formação de Professores e Formadores de áreas tecnológicas
  • Humanidades
    Linguas e literaturas estrangeiras
  • Ciências Empresariais
    Marketing e publicidade
    Contabilidade e fiscalidade
    Gestão e administração
    Enquadramento na organização/empresa
  • Indústrias Transformadoras
    Indústrias alimentares
  • Saúde
    Enfermagem
  • Serviços Pessoais
    Hotelaria e Restauração
    Turismo e Lazer
  • Proteção do Ambiente
    Tecnologia de proteção do ambiente
  • Serviços de Segurança
    Segurança e higiene no trabalho
Ver Mais

Facebook