• "Estamos ao serviço da formação profissional desde 1999"

  • "Move-nos a Paixão pela Formação"

  • "13 áreas de Formação certificadas pela DGERT"

  • "Estamos preparados para ministrar Formação nas Empresas em todo o País"

  • "Alguns dos Cursos ministrados pela CERTFORM já ultrapassaram as 200 Edições"

  • "Mais de 10 000 formandos já participaram nos Cursos da CERTFORM "

  • "Cursos de Formação com uma vertente muito prática"

  • "Os formadores da CERTFORM aliam a sua formação académica à experiência empresarial"

  • "Os nossos programas de formação são concebidos de modo a dar as ferramentas práticas indispensáveis à integração e adaptação ao Mercado de Trabalho"

  • "Formação Prática orientada para o trabalho na Empresa"

  • "Cursos de Formação Prática em Lisboa, Porto e Coimbra"

  • "Consulte os testemunhos de quem já fez Cursos na CERTFORM"

  • "Os Cursos da CERTFORM estabelecem o elo de ligação entre o ensino tradicional e o mercado de trabalho"

  • "Os Cursos da CERTFORM permitem a actualização de conhecimentos"

  • "Cursos reconhecidos pela OTOC para atribuição de créditos"

Objectivos

Dotar os participantes de treino e aptidão para efectuar a gestão da qualidade e planear, preparar e realizar auditorias internas de qualidade. 

Conteúdo Programático:

1.0 - Gestão da Qualidade (3 horas)

1.1 - Normalização internacional, europeia e nacional

1.2 - Processo de certificação dos sistemas de gestão

1.3 - Definições e conceitos sobre a qualidade

2.0 - PDCA e a Gestão por Processos (3 horas)

2.1 - Ciclo de melhoria contínua: Plan-Do-Check-Act

2.2 - Planeamento e documentação dos processos

2.3 - Rede de processos: sequência e interação

2.4 - Entradas e saídas dos processos

2.5 - Âmbito, objetivos, recursos, responsabilidade e autoridades

2.6 - Indicadores, monitorização, medição e controlo dos processos

2.7 - Fluxogramas das atividades dos processos

2.8 - Avaliação do desempenho e melhoria contínua dos processos

3.0 - Gestão do Risco (3 horas)

3.1 - Definições e conceitos sobre o risco

3.2 - Estabelecimento do contexto

3.3 - Identificação do risco

3.4 - Análise do risco

3.5 - Análise SWOT

3.6 - Avaliação do risco

3.7 - Tratamento do risco

3.8 - Monitorização e revisão do risco

3.9 - A norma NP ISO 31000:2013

4.0 - Requisitos da Norma NP EN ISO 9001:2015 (9 horas)

4.1 - Princípios de gestão da qualidade

4.2 - Contexto da organização

4.3 - Liderança

4.4 - Planeamento

4.5 - Suporte

4.6 - Operacionalização

4.7 - Avaliação do desempenho

4.8 - Melhoria

5.0 - Gestão da Qualidade Total (1 hora)

5.1 - Hierarquia e responsabilidades dentro da organização

5.2 - Círculos da qualidade

5.3 - Qualificação das pessoas

5.4 - Liderança e motivação para a qualidade

6.0 - Custos da Qualidade (2 horas)

6.1 - Relação qualidade, custo, preço e benefício

6.2 - Custos da qualidade e da não qualidade

6.3 - Custos de prevenção e de avaliação

6.4 - Custos associados às falhas internas e externas

6.5 - Implementação de um programa de custos da qualidade

7.0 - Ferramentas da Qualidade (3 horas)

7.1 - Estratificação

7.2 - Folhas de recolha de dados

7.3 - Histogramas de frequência

7.4 - Diagrama de Pareto

7.5 - Diagrama de causa e efeito

7.6 - Cartas de controlo

7.7 - Diagramas de dispersão

7.8 - Fluxogramas

7.9 - Organogramas

8.0 - Auditorias Internas da Qualidade (4 horas)

8.1 - A norma NP EN ISO 19011:2012

8.2 - Tipos de auditoria

8.3 - Princípios de auditoria

8.4 - Gestão de um programa de auditoria

8.5 - Auditor: requisitos, responsabilidades, atitudes e comportamento

8.6 - Métodos e técnicas de auditoria

8.7 - Preparação e realização da auditoria

8.8 - Relatório final e recomendações

8.9 - Ações pós-auditoria

9.0 - Simulação de uma Auditoria Interna da Qualidade (8 horas)

9.1 - Planeamento da auditoria

9.2 - Elaboração do plano de auditoria

9.3 - Elaboração do plano de amostragem de evidências para a auditoria

9.4 - Reunião de abertura da auditoria

9.5 - Análise crítica dos documentos e registos do SGQ

9.6 - Observação das práticas e infraestruturas da organização

9.7 - Entrevista com o auditado

9.8 - Reunião da EA e elaboração do relatório final

9.9 - Reunião de encerramento da auditoria

10.0 - Avaliação


Certificação: Será emitido um Certificado de Formação Profissional através da SIGO, tal como previsto na Portaria nº 474/2010, de 8 de Julho, que será atribuído aos formandos com um nível de presenças superior ou igual a 75%.

Este Certificado é válido para efeito do cumprimento das 35 horas de formação obrigatória, de acordo com o Código do Trabalho.


Formador
Mestre José Luís Freitas Andrade, Mestrado pré - Bolonha em Controlo de Qualidade pela Universidade do Porto, especialização em água e alimentos. Licenciatura pré - Bolonha em Bioquímica pela Universidade de Coimbra. Auditor Interno da Qualidade (ISO 9001) qualificado pela APCER. Formador certificado com mais de 3000 horas de experiência formativa. Consultor, Auditor e Formador, com mais de 10 anos de experiência em Gestão da Qualidade (ISO 9001) e Segurança Alimentar (ISO 22000/HACCP). Experiência nos setores da indústria têxtil, elétrica, pirotecnia, automóvel, latoaria, alumínio, IPSS, alimentar,construção civil, combustíveis e lubrificantes, ensino, formação profissional, transportes e restauração. Experiência na produção, distribuição e no retalho. 

Destinatários
Gestores de empresas, directores de qualidade e técnicos com responsabilidades na gestão de qualidade. Outros profissionais com interesse no desenvolvimento de competências específicas nesta área. 

Duração: 36 horas

Preço:
Preço Geral: 260 euros
Preço aplicado a desempregados, antigos formandos e estudantes: 250 euros


Horário
Para ver a data de início consulte Calendário de Cursos 

Inscrições
Para reservar a sua vaga no curso deverá preencher a Ficha de Inscrição 
 

Testemunhos:

" Excelente Instituição de Formação, com formadores adequados e apaixonados pela formação profissional. Desconhecendo o mundo das auditorias e da qualidade sinto-me capaz de desenvolver as competências a que o Curso me capacitou".
Diogo Batalha - Gerontólogo

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas (ISO 9001:2015 e ISO 19011) - Julho  2016 - Edição 62 (Porto)

 


" Sou recém empregado com as funções de assistente do Gestor do Sistema Integrado e este Curso ajudou-me a compreender melhor a área em que trabalho. O formador tem excelentes conhecimentos na área da Gestão da Qualidade e Auditorias, tendo contribuído ao longo do Curso com a partilha desse conhecimento para a resposta a questões práticas"

Luís Carlos da Silva Sousa

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas (ISO 9001:2015 e ISO 19011) - Março 2016 - Edição 59


Achei o curso muito interessante e prático na medida que podemos facilmente melhorar os nossos métodos de trabalho. Penso que será uma mais-valia no meu CV aquando a procura de uma nova oportunidade de trabalho.

 

Sílvia Magalhães

 

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas - ISO 9001 e ISO 19011 (Porto) - Janeiro de 2015 - Acção n.º47/2014

 


 

Curso bastante importante e muito elucidativo para o mercado de trabalho. Gostei bastante do formador, muito aplicado com o formandos, muito acessível, bem como o material disponível. Aprendi muita coisa. Principalmente tecnicas e linguagem que desconhecia. Um investimento muito aplicativo.

 

Marlene Santos Pereira - Controladora de Qualidade

 

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas - ISO 9001 e ISO 19011 (Porto) - Janeiro de 2015 - Acção n.º47/2014

 


 

Penso que, para a duração do curso, foi muito bem estruturado e permitiu uma abordagem das temáticas de forma geral e objetiva.

 

Luísa Gonçalves - Engenharia Química

 

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas - ISO 9001 e ISO 19011 (Porto) - Janeiro de 2015 - Acção n.º47/2014

 


 

Excelente curso, com um formador muito claro e acessível. Recomenda-se!

 

Tiago Valente

 

Curso de Gestão da Qualidade e Auditorias Internas (Porto) - Abril 2015 - Acção nº 51/2015

 

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Áreas Certificadas

  • Desenvolvimento Pessoal
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  • Formação de Professores/Formadores e Ciências da Educação
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